Alimentos que podem ajudar quem sofre com ansiedade

Alimentos que podem ajudar quem sofre com ansiedade

Vamos falar um pouco sobre o mal do século, a ansiedade? Vejo muitas pessoas sempre olhando a ansiedade como algo ruim. Claro, em níveis elevados se torna patológico e em nossa sociedade, principalmente, os jovens vêm sofrendo muito. Por outro lado, em níveis “normais”, é ela que faz a gente correr atrás do que quer.

Ansiedade é como ser multado por excesso de velocidade sem ter saído do lugar. Os níveis de pressão familiar, o desejo da independência financeira, a busca pelo sucesso profissional rápido e tantos outros pontos, que podem depender e mudar de pessoa para pessoa, podem fazer a ansiedade se tornar um problema.

alimentos-que-podem-ajudar-quem-sofre-com-ansiedade-OESTILO2

Vivemos a geração do imediatismo e pouquíssima inteligência emocional. Vou, mais uma vez, salientar a importância dos psicólogos para um trabalho multidisciplinar para descobrir a origem dessa ansiedade.

Entrando no âmbito da alimentação, uma das coisas que mais vejo na prática clínica são pessoas ansiosas que descontam suas emoções na comida, e o que muita gente não sabe é que a alimentação pode ter efeitos surpreendentes no estado de relaxamento das pessoas.

alimentos-que-podem-ajudar-quem-sofre-com-ansiedade-OESTILO3

Alface, maçã, maracujá são ricos em passiflora, substâncias naturalmente relaxantes. Ovo, mel, laranja, Cacau, banana, feijão, fornecem triptofano, que aumentam a sensação de bem estar. Uvas roxas, vinho tinto, açaí fornecem flavonoides, antixoxidantes que agem positivamente no sistema nervoso central. Mas não basta consumir esses alimentos de vez em quando, eles devem fazer parte do seu dia a dia (lembrando que o vinho tinto é com moderação).

alimentos-que-podem-ajudar-quem-sofre-com-ansiedade-OESTILO6

Tudo isso, claro, sem falar da atividade física, que é extremamente importante para regulação dos neurotransmissores envolvidos na ansiedade, principalmente serotonina e dopamina. É possível também a utilização de alguns fitoterápicos que ajudam na melhora do quadro e controle do estresse.

Sua saúde e as pessoas que convivem com você agradecem esse cuidado especial.

Rafael Vasconcelos
Nutricionista
Contato: (85) 9816-33813
Instagram: @rafavasconceelos

Assinatura Rafael Vasconcelos

 

(Fotos: Reprodução / Google)