Aplicação de toxina botulínica: a Odontologia além dos dentes

Aplicação de toxina botulínica: a Odontologia além dos dentes

A área de atuação da odontologia não se limita apenas aos cuidados com a boca. O dentista, devidamente habilitado, atua realizando um conjunto de procedimentos que tratam de alterações estéticas e funcionais na face, como aplicação de toxina botulínica e uso de preenchedores faciais.

A Souriez Odontologia realiza esses procedimentos e, para esclarecer algumas dúvidas rotineiras, elaborou algumas perguntas e respostas sobre o uso da toxina botulínica.

aplicacao-de-toxina-botulinica-odontologia-alem-dos-dentes-OESTILO1

1. O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância famosa por promover bloqueio da contração muscular, reduzindo as rugas de expressão, consequências da hiperatividade dos músculos da mímica facial. O nome comercial BOTOX é o mais comum, pois foi a primeira toxina botulínica produzida no mundo. Porém, hoje no Brasil existem outras marcas comerciais aprovadas para uso pela ANVISA, como XEOMIN, BOTULIFT, PROSIGNE e DYSPORT.

2. Quais as indicações para o uso da toxina botulínica?

Além do uso para amenizar rugas de expressão, como as que vemos na região dos olhos, entre as sobrancelhas, na testa, entre outros locais, a toxina botulínica também pode ser usada para diminuir a potência mastigatória em casos de implantes, enquanto se está esperando o tempo de osteointegração; corrigir sorrisos assimétricos ou tortos; dores orofaciais de origem muscular; problemas como bruxismo e assimetria de face. Em estética facial seu uso deixa a pele com aspecto mais jovem e bonito.

aplicacao-de-toxina-botulinica-odontologia-alem-dos-dentes-OESTILO2

3. O efeito da aplicação é imediato?

Não, na maior parte das pessoas o efeito começa 48 horas após a aplicação. Com 7 dias já se tem quase todo o resultado. Mas, o efeito pleno, acontece por volta do 15º dia, quando, normalmente, são agendadas as reavaliações.

4. O efeito é permanente?

Não, em geral o efeito começa a diminuir a partir do 3º mês após a aplicação e depois de 4 a 5 meses, para manter o resultado estético, deve ser repetido o protocolo de aplicação.

aplicacao-de-toxina-botulinica-odontologia-alem-dos-dentes-OESTILO3

5. Quais os cuidados após a aplicação?

As atividades normais podem ser retomadas imediatamente. Mas é contraindicado esfregar ou massagear as áreas tratadas, pois pode causar migração da toxina botulínica para uma área indesejada do rosto. Além disso, deve ser evitada atividade física e uso de cosméticos nas primeiras 24 horas.

Equipe Souriez Odontologia
(85) 3458 1660 / (85) 98127 7696

souriez-parceria-o-estilo-05

(Fotos: Reprodução / Souriez Odontologia)