Benefícios do suco de uva

Benefícios do suco de uva

Tomar um copo de suco de uva por dia é um precioso remédio para manter a saúde do corpo em dia. Ele é rico em bioflavonoides, taninos e resveratrol que são os responsáveis pelos benefícios à saúde.

A substância mais importante é o resveratrol, um composto fenólico que fica na casca da uva, antibiótico natural produzido pela videira que funciona como um protetor do alimento contra o ataque de vírus e fungos. O resveratrol também combate a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e acidente vascular cerebral (o popular derrame).

A pressão arterial também tende a ficar sob controle com o uso diário do suco. A bebida ainda age contra o câncer, contribuindo para a redução da incidência de tumores, principalmente os de pulmão, intestino e cólon. E ainda tem mais!  A composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno, sendo um alimento privilegiado para os períodos de “reconstrução” da fadiga, da anemia e da convalescença.

Fique atento na hora de escolher o suco de uva, pois os benefícios do resveratrol são alcançados só nas fórmulas concentradas e integrais.

Fique atento na hora de escolher o suco de uva, pois os benefícios do resveratrol são alcançados só nas fórmulas concentradas e integrais.

Os 20 antioxidantes presentes na uva (especificamente na casca da espécie roxa ou rosada – as uvas brancas e verdes não contêm as mesmas substâncias) agem em sinergia para combater os radicais livres que favorecem o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.

Mas é preciso ficar atento ao escolher os refrescos de uva nos supermercados, quanto menor for a quantidade de polpa da fruta na bebida, menor é seu valor nutricional. Os benefícios do resveratrol são alcançados só nas fórmulas concentradas e integrais.

Para você fazer a melhor escolha para a sua saúde, o portalo OESTILO vai mostrar as principais diferenças dos sucos encontrados nos mercados. Anotem aí:

  • Natural integral – Possui 100% de polpa de fruta, por isso é o tipo que apresenta a composição mais próxima à do vinho. Não contém açúcar nem é diluído em água. Normalmente é vendido em garrafas de vidro e seu custo é um pouco mais alto.
  • Néctar – Tem de 20% a 30% de polpa na composição. Leva adição de água, açúcar, corantes e aromatizantes. É vendido em embalagens de caixinha Tetra Park.
  • Refresco – Com 2% a 10% de uva na fórmula, está na categoria das bebidas à base de soja com sabor de frutas.

(Fotos: Reprodução)