Brazil Leadership Bootcamp 2017

Brazil Leadership Bootcamp 2017

Do dia 10 ao dia 16 de julho aconteceu, em São Paulo, o Brazil Leadership Bootcamp 2017. E como eu tive a oportunidade de participar do programa, não poderia deixar de contar tudo para vocês. Esse programa mudou a minha vida e você vai entender o motivo!

O Brazil Leadership Bootcamp (BLB) foi um programa de desenvolvimento de liderança intensivo e imersivo com duração de uma semana. 24 estudantes de 15 a 19 anos participaram de uma seleção, a qual requisitava redações e também uma entrevista com os organizadores do evento. Mas, afinal, quem eles estavam procurando? “Jovens que têm a paixão e o potencial de produzir mudanças socioeconômicas e políticas positivas para o Brasil”, diz a equipe.

Aulas no colégio Etapa (em São Paulo).

Aulas no colégio Etapa (em São Paulo).

Durante o BLB, trabalhamos em pequenas equipes para entender nossos pontos fortes, paixões e motivações para descobrir onde podemos gerar maior impacto no Brasil. Por meio de atividades experienciais, desenvolvemos nossas habilidades de resolução de problemas, design-pensamento, liderança e empreendedorismo social. Vale ressaltar ainda que o time do BLB é multinacional, então tudo aconteceu em inglês! Demais, não?

No final do programa, tivemos também a oportunidade de apresentar nossos projetos para empreendedores sociais que, além de terem dado “feedback”, abraçaram algumas ideias. Os jovens tiveram voz e puderam expressar suas opiniões e sentimentos. Foi inesquecível!

Discutindo sobre temas de relevância para o Brasil.

Discutindo sobre temas de relevância para o Brasil.

O sonho do diretor executivo, Diego Ontaneda, é encontrar jovens talentos promissores da América Latina capazes de fazer a diferença. E ainda revela que o “BLB foi apenas o primeiro passo para esta visão, foi um piloto. David Baptista (Colíder) e eu estamos trabalhando para construir uma academia de liderança que desenvolverá a próxima geração de líderes latino-americanos e inovadores sociais. Nós queremos líderes de serviço éticos, empreendedores e empáticos. Esta instituição terá um programa residencial de 18 meses e construirá uma rede de jovens líderes de todo o continente, treinando 100 deles por ano”.

E tem mais: assim como o BLB, a instituição não levará em conta a situação financeira do jovem. Graças à generosidade de doadores – entre eles os alunos da universidade norte-americana de Stanford -, são fornecidas bolsas totais e parciais, pois o objetivo é exclusivamente melhorar o continente por meio de grandes líderes.

Realizando atividades de escritas reflexivas.

Realizando atividades de escritas reflexivas.

Enquanto a instituição é construída, o time do BLB estuda a opção de executar um maior e segundo piloto em dezembro, porém em outro país latino-americano (também queria que fosse o Brasil, gente, mas não podemos ser egoístas, não é?). Este seria um bootcamp de 10 a 14 dias e atrairia estudantes de vários países.

Muitas pessoas têm me perguntado qual a minha parte favorita do programa ou o que eu mais aprendi, e aí vai a resposta: o BLB me ensinou também sobre a vida! Nós tínhamos atividades – como escritas reflexivas, jogos e debates – que nos ajudavam a desenvolver autoconhecimento. Assim, eu pude compreender melhor as minhas paixões. Recebi respostas e criei novas perguntas. Reforcei sonhos e construí novos! Tive educadores que me ensinaram de uma maneira extraordinária e fiz amigos, por todo o Brasil, que se tornaram minhas grandes inspirações.  Não poderia ter sido melhor.

Equipes apresentando projetos para empreendedores sociais.

Equipes apresentando projetos para empreendedores sociais.

Fica aqui registrado toda a minha gratidão a Deus por essa oportunidade e a todos os envolvidos no Brazil Leadership Bootcamp 2017. Um programa capaz de mudar vidas.

Conheça mais sobre o programa pelo site: http://leadbrazil2017.strikingly.com/

Se você deseja torna-se parceiro educacional, corporativo ou filantrópico do programa, por favor, entre em contato comigo pelo e-mail: lara_mariaguedes@yahoo.com.br ou diretamente com o time do BLB: leadbrazil@gmail.com

Gincana educativa com Edgard Gouveia Junior, diretor executivo do Instituto Elos.

Gincana educativa com Edgard Gouveia Junior, diretor executivo do Instituto Elos.

Time do BLB:
Diego Ontaneda (Diretor Executivo)
David Baptista (Colíder Educativo)
Kate Kraft (Colíder Educativo)
Fatou Fall (Divulgação e Coach)

Recebendo certificado das mãos de Diego Ontaneda (Diretor Executivo) e David Baptista (Colíder).

Recebendo certificado das mãos de Diego Ontaneda (Diretor Executivo) e David Baptista (Colíder).

 

(Fotos: Reprodução / Flávia Sato/Marcelo Peterlini)

  • Sâmara Araujo

    A Lara arrasa !!! ❤ Amei amg

  • Luciana Araújo

    Parabéns Larinha