Como a alimentação pode ajudar a minimizar a TPM

Como a alimentação pode ajudar a minimizar a TPM

A TPM, ou síndrome pré-menstrual, é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos que desaparecem, geralmente,  no primeiro dia do fluxo menstrual e em algumas mulheres somente com o fim do fluxo. Quem sofre com isso sempre se pergunta o que causa e como minimizar a TPM.

A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual que interfere no sistema nervoso central. Parece haver conexão entre hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, principalmente a serotonina. É importante ressaltar que a síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.

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Na fase de pré-ovulação, ocorre uma queda do nível de estradiol (e2). Este hormônio é responsável pela modulação de uma enzima (MAO) que degrada a serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando humor, sono, apetite e outros fatores também (mas vamos focar nestes). É o responsável pela sensação de prazer.

Consequentemente, devido ao baixo nível de estradiol nesta fase, ocorre um aumento da MAO e a queda da serotonina. E você, mulher, vai ficar mais irritada e chorona.

E no âmbito nutricional, como a alimentação pode ajudar a minimizar a TPM? Já se sabe que a serotonina deriva de um aminoácido chamado triptofano, que é convertido em 5HTP e posteriormente em serotonina, sendo regulado por vitaminas do complexo B e Mg. E onde encontramos esse tal triptofano? Este aminoácido pode ser encontrado em bananas, ameixas, nozes, castanhas, avelã, chocolate amargo e semente de linhaça. Ou seja, estes alimentos atuam no equilíbrio hormonal amenizando os distúrbios causados pela TPM.

Rafael Vasconcelos
Nutricionista
Contato: (85) 9816-33813
Instagram: @rafavasconceelos

Assinatura Rafael Vasconcelos

 

(Fotos: Reprodução / Internet / Google)