Como cuidar das roupas para que elas durem mais

Como cuidar das roupas para que elas durem mais

Você já reparou naquela etiqueta cheia de símbolos que vem dentro das roupas? Pois então, raramente nos atentamos a esse detalhe tão importante. Mas o fato é que, do número total de roupas jogadas fora, *67% foram descartadas porque encolheram, mancharam ou foram estragadas por falta de cuidado.

Sabemos que, no ritmo acelerado em que vivemos, fica difícil separar as peças e lavar tudo conforme manda a etiqueta. Mas existem cuidados que podemos tomar para evitar danos maiores e, assim, cooperar com o meio ambiente diminuindo esse índice de descarte de roupas.

Aqui vão 10 dicas para cuidar bem da sua roupa que fazem toda diferença:

como-cuidar-das-roupas-para-que-elas-durem-mais-OESTILO2

1- Antes de começar, conheça sua lavadora e secadora. Cada marca tem suas configurações, então dê uma olhadinha no manual de instruções. É importante saber quando usar uma lavagem mais pesada ou mais delicada. Por exemplo, o processo de lavagem no método delicado funciona bem para a lingerie, mas também são eficazes para roupas que você deseja preservar e tratar gentilmente. O ciclo delicado usa menos agitação, portanto, há menos desgaste.

2- Separe as roupas em escuras, coloridas e brancas.

3- Lave as roupas escuras pelo avesso. Isso vai garantir que não haja desbotamento da cor tão facilmente.

4- Lave roupas com zíper ou metais separadamente de roupas delicadas, como sedas ou malhas.

5- Pendure as roupas para secar ao ar livre.

como-cuidar-das-roupas-para-que-elas-durem-mais-OESTILO5

6– Lave menos as suas roupas. O processo de lavagem é extremamente agressivo com elas. Não importa como são lavadas, seja à mão ou na máquina, elas são agitadas, esticadas, entram em contato com outras peças. Então, a menos que sua roupa esteja visivelmente suja, você provavelmente não precisa lavar depois de usar apenas uma vez. Veja se você pode pendurar a roupa separada das limpas e usar mais algumas vezes antes de jogar na lavanderia.

7- Na hora de passar, dê uma olhadinha no próprio ferro e selecione a temperatura de acordo com o tecido.

8- As malhas pesadas duram mais se guardadas dobradas. Ao pendurar, o peso faz com que elas se estiquem e aparentem ser mais velhas do que são.

9- Invista em bons cabides. Os de madeira ou veludo ajudam as roupas a manter sua forma.

10- Limpe seu armário de vez em quando. Deixe as portas abertas para ventilar um pouco e, assim, evitar mofo.

como-cuidar-das-roupas-para-que-elas-durem-mais-OESTILO4

Esses são cuidados bem básicos e simples que podemos ter no dia a dia. Existem inúmeras formas de fazer suas peças durarem o máximo possível. Mas, tentamos ser práticos e trazer algumas orientações que podem, facilmente, ser aplicadas.

 

*Número conforme dados do Fashion Revolution – Movimento internacional criado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto.