Como escolher o perfume certo para você

Como escolher o perfume certo para você

Olá leitores!

Essa semana nós vamos dar uma pequena pausa na história da moda para trazer outro assunto também muito interessante.

Quem aí gosta de perfumes? Sabia que ele pode fazer parte do estilo de vocês? Sabe quando alguém passa e a gente já sabe quem é só pelo cheiro? Então, é disso que estamos falando!

Mas como escolher em meio a uma infinidade de opções? Vamos dar umas dicas para ajudá-los!

Primeiro você precisa saber o quanto deseja que a fragrância dure e o quanto vai projetar no ambiente. Para isso, tem que prestar atenção se é um parfum, eau de parfum, eau de toilette ou colônia. Isso seria a concentração de óleo que há em cada um destes. Então, quando a embalagem informar que é um parfum significa que há uma maior quantidade de essência, algo em torno de 40% do perfume é essência. Esses são bem caros e raros.

como-escolher-o-perfume-certo-para-voce-OESTILO2

A versão eau de parfum contém até 15% de concentrados de perfume e pode durar mais de 8 horas na pele. O eau de toilette contém até 10% de concentrados de perfume e pode durar entre 6 a 8 horas na pele. Ambas versões deixam rastro por onde passam. Mas, como em tudo, há as suas exceções. Existem marcas que mesmo se tratando de um eau de toilette, pode fixar na pele por um dia inteiro.

Já as colônias têm uma concentração de perfume de até 7%. É refrescante para climas mais quentes e pode ser reaplicado conforme necessário devido à rápida evaporação. Estes tendem a ser os perfumes menos caros. Mas também, às vezes encontramos colônias que duram por um bom tempo, dependendo da proposta da marca.

Como algumas pessoas sofrem com enxaqueca, por exemplo, o ideal seria atentar-se para essas definições, assim, é possível escolher uma opção mais suave, nesse caso.

Mas, além disso, existem também as famílias olfativas. Entre elas, as mais comuns são: notas amadeiradas, cítricas, florais e orientais.

como-escolher-o-perfume-certo-para-voce-OESTILO3

Os amadeirados, como o próprio nome sugere, são compostos por madeiras sofisticadas que garantem maior durabilidade do aroma.

Nos cítricos utilizam-se bergamota, limão, tangerina. São perfumes mais leves e frescos.

As versões florais podem ser formadas por flor de laranjeira, jasmim, rosa, violeta. Estes são, normalmente, perfumes femininos conferindo delicadeza.

Já a família dos orientais traz em sua composição as especiarias, entre elas a baunilha, canela, cravo, fava tonka.

E todas essas famílias podem ser combinadas entre si. Por isso que encontramos casos em que o perfume é definido como floral oriental ou cítrico amadeirado, por exemplo.

como-escolher-o-perfume-certo-para-voce-OESTILO4

Além de tudo isso, ainda tem as embalagens. Sabiam que muitos compram apenas pelo vidro? Os colecionadores fazem isso! E realmente, existe cada embalagem mais linda do que a outra.

Agora que vocês já conhecem um pouco sobre o mundo da perfumaria, experimentem o que vocês já tiverem em casa e tentem identificar as notas. Depois contem aqui como foi!

 

(Fotos: Reprodução / Débora Cilira / Ogle School / Lavanda Perfume Blog)