Costurar e customizar

Costurar e customizar

Quando você já aprendeu a fazer listas, a comprar menos, a fazer melhores escolhas, chega a hora de prestar atenção nas peças antigas. Sabe aquela camiseta que você olha e já não sente vontade de usar? Então, ela pode ficar com uma cara nova nas mãos de um bom costureiro ou talvez nas tuas próprias mãos!

As possibilidades são diversas e você pode mudar muitas roupas. Por exemplo, uma calça que pode ficar melhor como short, ou talvez como um modelo capri. Talvez costurar bolsos. Aliás, bolsos podem ajudar a esconder uma mancha, dependendo do lugar.

Trocar os botões de uma camisa ou de um blazer, ou até de um cardigã. E os vestidos? Esses são os que oferecem mais opções de mudanças! Comprimento, mangas, decote. Ou até mesmo virar uma saia!

costurar-e-customizar-OESTILO1

Existem coisas que são simples de fazer e, se você tiver uma máquina de costura e coragem para aprender um pouco, dá pra fazer bastante coisa em casa. Ou ainda fazer umas aulinhas básicas. A internet ajuda bastante com vídeos.

Mas, se a reforma exige um certo conhecimento de corte e costura, então procure uma costureira. Existem tantas, nos bairros, que fazem trabalhos lindos. Sem contar que, nesse caso, você valoriza o trabalho dessas profissionais que trabalham com dignidade, ao invés de comprar algo de uma fast fashion que não oferece condições decentes para suas trabalhadoras.

E mais, ainda há a ideia de ter uma roupa nova sob medida. Já teve a chance de comprar um tecido do jeito que você quer, e vê-lo se tornar numa peça maravilhosa, feita para você? Essa sensação é ótima. Experimente!

costurar-e-customizar-OESTILO2

E para as criativas de plantão, compre rendas, canetas para tecido, botões e customize em casa.

De repente você vai encontrar um jeans num brechó e pode não achar a peça muito atraente, mas tente visualizá-lo com um bordado no bolso, ou uma renda, ou desenhos.

E quem não gosta de ter uma coisa só sua, né? Aquele artigo personalizado. Então, crie, reinvente e faça moda à sua moda!