Desfiles DFB Festival 2017: Babado Coletivo

Desfiles DFB Festival 2017: Babado Coletivo

O Babado Coletivo é uma feira de marcas autorais cearenses que, além de comercializar as peças, tem como objetivo promover a economia criativa e a cultura cearense e reforçar a identidade de moda local.

Pela segunda vez nas passarelas do Dragão Fashion Brasil, o Babado Coletivo, que reuniu em seu desfile 14 marcas cearenses, surpreendeu e mostrou que a passarela também é lugar de protestos e manifestações pelas causas sociais.

desfiles-dfb-festival-babado-coletivo-OESTILO1

“Essa é uma forma de demonstrar que a moda também dialoga com as causas sociais. Isso se dará desde a escolha da cartela de cores e modelagens. Tons neons foram escolhidos com o objetivo de mostrar a força da mulher se libertando das correntes e amarras históricas que ainda a aprisionam”, explica Hadji Aires, um dos organizadores do Babado

O desfile foi realizado no primeiro dia do festival e levou a assinatura da BabadoColab, que é o coletivo de marcas autorais locais que realizam feiras colaborativas desde 2014.

A temática escolhida para o ano de 2017 foi o feminismo, abrangendo movimentos dos negros, trans, LGBT, dentre outras minorias. “Todo o processo é pensado e executado coletivamente. Desde a escolha do tema, da cartela de cores, shapes, narrativa, editorial, trilha sonora. Realizamos dinâmicas nas quais é possível contemplar as várias ideias propostas por cada marca e termos um resultado comum mais rico e diversificado”, diz Hadji.

desfiles-dfb-festival-babado-coletivo-OESTILO2

A passarela foi marcada pela presença de cores fortes, que chamavam bastante atenção, como foi o caso do vermelho e do verde neon, bem como a utilização de plástico e muitas rendas, inclusive, trazendo o diferencial de modelos masculinos vestindo bodies rendados (peça encontrada normalmente em armários femininos).

Vale ressaltar que durante o DFB Festival ocorrerá a feira colaborativa Babado Coletivo que contará com mais de 30 marcas autorais cearenses.

(Fotos: Felipe Araújo)