Dicas do Víctor – Como administrar bem o seu tempo

Dicas do Víctor – Como administrar bem o seu tempo

Quem me acompanha sabe que não é fácil ter uma vida supercorrida. Me deparo com pessoas que me perguntam como consigo administrar meu tempo para que consiga fazer tudo da melhor maneira possível.

Administrar o tempo é uma questão de acreditar que a produtividade não está apenas ligada à realização de muitas tarefas em pouco tempo: ela está ligada à alcançar a qualidade e excelência em tudo o que se faz. Ser produtivo implica aproveitamento, gerenciamento, propriedade e domínio no que se faz. Que saber como administrar bem o seu tempo? Aplicando alguns métodos práticos e viáveis você pode ter resultados inimagináveis!

O grande problema, que torna essa missão difícil, é que sofremos com a poluição sonora, visual, e uma avalanche de informações em nosso cotidiano. E produtividade não está ligada só a nós, mas também ao meio que vivemos.

dicas-do-victor-como-administrar-bem-o-seu-tempo-OESTILO4

Porém em alguns raros momentos até conseguimos atingir uma maior produtividade. Mas, afinal, como administrar o tempo? Como fazer disso uma constância em nossa vida? A solução para essa questão pode ser a chave para o sucesso pessoal. Pensando nisso, listei algumas dicas que te ajudarão a se manter produtivo. Confira e pratique!

1 – Saia das quatro paredes

Mude os ares, ficar no mesmo local da mesma forma, vendo as mesmas coisas não ajuda. Cair na mesmice atrapalha o nosso desenvolvimento profissional e intelectual, algo que consequentemente baixa nossa produtividade. Não há como administrar o tempo sentindo-se aprisionado. Quantas vezes precisamos de uma solução rápida para nossos clientes e nenhuma inspiração vem em nossa mente? Sair do seu local de trabalho e procurar um lugar mais inusitado ou até mesmo mais inspirador pode ajudar. Cada um sabe qual é o melhor lugar para se realizar tarefas. Uns gostam de cafeterias, bibliotecas, outros gostam de praças e restaurantes, cabe a você escolher qual ambiente manterá sua mente mais disposta e motivada.

2 – Liste suas tarefas, faça um planejamento.

Organizar de alguma forma tudo o que você tem que fazer colocando em uma lista ou anotando coisas que você não pode esquecer, pontos importantes e até palavras chaves é uma boa dica… Use o que achar melhor, post-its, caderno de anotações, notas do tablet ou celular. Não importa a ferramenta, listar tarefas nos ajuda a ter dimensão e planejamento do que temos que fazer. É importante que a listagem seja feita assim que começamos nossas atividades. Ela deve ser a primeira ação, pois assim conseguimos determinar nossas prioridades, que é outro passo muito importante. Ao listar nossos afazeres devemos relacionar as urgências e pendências, assim nascerão as prioridades. Aplicar essa dica significa dar organização ao nosso dia, e torná-lo consequentemente mais dinâmico e proveitoso.

3 – Procure maneiras diferentes para realizar suas tarefas

Nada deixa o profissional mais desmotivado do que agir como um robô, repetindo a mesmo serviço de maneira igual todos os dias. Claro que isso vai depender do seu seguimento, mas na maioria dos casos, sempre existe mais de um jeito de se fazer a mesma coisa. Inovar, testar novos métodos, deixa nosso trabalho mais produtivo. Eu, por exemplo, fico com a mente ligada sempre, não importa onde estou, as ideias surgem e logo já são anotadas em meu bloco de notas no próprio celular.

dicas-do-victor-como-administrar-bem-o-seu-tempo-OESTILO3

4 – Tenha Foco

Atualmente não é fácil largar as redes sociais, principalmente quando também as utilizamos para aspectos profissionais, o que é totalmente saudável e válido. Não podemos negligenciar essas ferramentas nem o benefício que elas nos trazem. Porém, podemos maneirar o uso delas. Tudo em excesso faz mal, e com as redes sociais não é diferente. Quantas vezes nos pegamos em um momento de produtividade e de repente, somos atraídos por uma conversa em um grupo do whatsapp ou outro meio? Isso pode ser prejudicial. Tudo tem seu tempo. Enquanto estamos realizando alguma tarefa é importante dar total atenção e dedicação a ela, como administrar o tempo, por exemplo: tenha foco nessa tarefa também!

5 – Mantenha uma boa alimentação

Quantos profissionais pecam nesse quesito? Quando não nos alimentamos bem, nossa produção e rendimento caem. O ideal é comer de três em três horas. Faça pausas e se alimente com frutas e refeições saudáveis. Você certamente vai notar a diferença quando aderir a uma boa alimentação.

6 – Invista em lazer

Todos nós precisamos de momentos prazerosos além do nosso trabalho e de nossas obrigações. Não adiantar se afundar em tarefas e não ter tempo para o lazer. Isso fará que com que o seu trabalho se torne enfadonho e monótono. O resultado será um menor rendimento e qualidade de serviço. Faça pausas, leia livros, veja filmes, palestras, enfim, cada um sabe a melhor maneira de se entreter. O entretenimento deixa nossa mente ativa e constantemente produtiva.

7 – Use a tecnologia a seu favor

Os avanços tecnológicos estão aí para ajudar na vida das pessoas, seja no profissional ou não. Muitos empresários utilizam smartphones e tablets para adiantar algumas tarefas do dia, além de programas para se comunicar, economizando tempo e dinheiro.

dicas-do-victor-como-administrar-bem-o-seu-tempo-OESTILO1

8 – Flexibilidade de horário

Alguns empresários creem que horários mais flexíveis ajudam na produtividade, tanto deles quanto de seus funcionários. O foco deve ser sempre o resultado e como administrar o tempo da melhor maneira possível. Mas também é preciso pulso firme e disciplina para não deixar a flexibilidade gerar folga e desleixo de ambas as partes.

Essas são algumas dicas importantes que podem te ajudar a organizar seu tempo e aumentar sua produtividade. Procure fazer suas tarefas com mais prazer, tudo que fazemos com alegria e satisfação traz resultados bem melhores e diretos. Como sempre falo, o primeiro passo é acordar sorrindo, o resto vem como consequência.

Se você gostou dessa ou de alguma outra dica ou quer dar uma sugestão, fazer alguma pergunta, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (85) 9.9198.4444 – Andrezza Souza – Assessora CE, ou pelo nosso e-mail: assessoriavictor@gmail.com

Hashtag: #dicasdovictor

dicas-do-victor-como-administrar-bem-o-seu-tempo-OESTILO5

 

(Fotos: Víctor Costa / Reprodução / Internet)