Dicas do Victor – Dicionário de viagens (Parte 2)

Dicas do Victor – Dicionário de viagens (Parte 2)

Essa semana estou trazendo para vocês a segunda parte do minidicionário que elaborei para facilitar a vida dos novos viajantes, para que possam tirar as dúvidas de certas expressões que nos deparamos em viagens.

Codeshare
– Já reparou que às vezes você compra as passagens por uma companhia aérea e quando vê está entrando na aeronave de outra? Isso é “codeshare”. É um acordo entre as cias aéreas que facilita a logística e diminui gastos, evitando, por exemplo, que um avião saia com poucos passageiros.

Arremeter – Isso acontece quando o piloto de um avião precisa retomar o voo e subir novamente quando já está em processo de aterrissagem, por motivos variados. Isso pode ocorrer durante o final da aterrissagem, ainda em voo, ou mesmo após a aeronave ter “tocado” o solo.

dicas-do-victor-dicionario-de-viagens-parte-2-OESTILO1

Orbitar – É uma prática que pode acontecer durante um voo, quando o avião está chegando ao aeroporto de destino, mas precisa ficar aguardando um tempinho no ar até que seja liberada a pista de pouso para ele. Em geral, o avião fica dando voltas sobre a região, ou seja, “orbitando”, até que receba autorização para aterrissar.

Turbulências – Temida pelos passageiros nas viagens de avião, a turbulência é quando a aeronave passa por uma região do céu com mudança brusca de temperatura ou pressão do ar, fazendo com que o avião chacoalhe. Mas já adianto que não precisa se preocupar, pois turbulência não derruba avião.

Jet Lag – Nosso organismo tem o chamado relógio biológico, que faz com que os padrões de hora tenham os efeitos esperados no corpo, como o sono, por exemplo. Quando a gente muda de país cujo fuso horário é muito diferente do nosso, o corpo sente os efeitos nos primeiros dias, até nosso relógio biológico se adaptar ao fuso atual. Esse efeito de desregulação e o mal-estar se chama Jet Lag.

dicas-do-victor-dicionario-de-viagens-parte-2-OESTILO3

Overbooking – é uma expressão em inglês que significa excesso de reservas, que acontece quando a venda ou reserva de bilhetes ou passagens fica acima do número de lugares realmente disponíveis no veículo ou lugar, ou seja, você faz uma reserva (seja num hotel ou num vôo) e ao chegar lá, não consegue fazer check-in, pois não há lugares. No caso de companhia aérea, ela tem que providenciar lugar em voo próximo ou então arcar com hospedagem e alimentação enquanto a situação é resolvida. Em caso dos hotéis, eles são responsáveis em lhe acomodar em outro hotel de categoria igual ou superior ao de sua reserva.

Upgrade – Termo que pode ser usado tanto em avião quanto em hotéis, upgrade significa “subir de categoria”, ou seja, mudar de classe do avião ou pegar um quarto de hotel mais luxuoso. Algumas companhias aéreas oferecem um upgrade por preços acessíveis ou até de graça. Fique de olho nas regras da cia aérea.

Downgrade – Ao contrário do Upgrade, é quando existe uma queda de categoria, termo usado pelos programas de fidelizações das cias aéreas e hotéis quando o passageiro passa a não ser tão frequente e sua categoria de cartão desce para uma inferior.

Duty free – Free shop – São as lojas que ficam dentro da sala de embarque e desembarque dos aeroportos e vendem produtos internacionais com impostos reduzidos e até isentos.

dicas-do-victor-dicionario-de-viagens-parte-2-OESTILO4
Tax Free ou Tax Return São taxas/impostos devolvidos pelo governo aos turistas das compras efetuadas na viagem. Normalmente praticadas na Europa e em alguns Países da América Latina, como Argentina e México. Como recebê-los? Estarei explicando detalhadamente em coluna posterior.

Voucher
– É o famoso comprovante. Hoje em dia, o termo está sendo utilizado em larga escala, seja para estadia em hotéis como também em ingressos de espetáculos e até compras pela internet.

Traslado/Transfer – É o transporte que leva os passageiros do aeroporto até o hotel e vice-versa, assim como para atrações locais. Alguns hotéis oferecem gratuitamente o serviço.

All inclusive – É quando está tudo incluído em sua hospedagem: bebidas e todas as refeições (café da manhã, almoço, jantar e lanches). Em alguns lugares, inclui até as bebidas alcoólicas, em outros não.

dicas-do-victor-dicionario-de-viagens-parte-2-OESTILO2

City tour – Resumindo, é um passeio básico pela cidade e seus principais pontos turísticos. Costuma durar algumas horas e pode ser feito por ônibus, carro ou a pé e sempre há um guia acompanhando e dando explicações e indicações sobre locais e atrações.

Agora sim, você está munido de boas e novas palavras desse vocabulário de viagens, já pode colocá-lo em prática? Tenho certeza que sua próxima viagem já terá um olhar todo especial. Caso se depare com alguma palavra que fique com alguma dúvida aqui ou até mesmo em viagem, estou aqui para ajudá-los.

*Se você está de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem. Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, eu recomendo que nunca viagem sem a cobertura de um bom seguro, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. A cobertura desses seguros são para casos médicos ou imprevistos durante a viagem (extravio de bagagem por exemplo ou até minimizar custos com cancelamento antes da sua viagem).

Pareciros ATUALIZADOS COM LOGO IG NOVA 170817 (1)