Dicas do Víctor – Dúvidas que todos têm sobre aviões

Dicas do Víctor – Dúvidas que todos têm sobre aviões

Se você, assim como eu, tem viagens como parte da sua rotina e chega ao aeroporto, faz o check-in, passa pelos procedimentos de segurança e embarca, é provável que encare tudo com naturalidade, afinal já se acostumou com os aviões.

Para quem nunca tirou os pés do chão, porém, a experiência pode ser amedrontadora. O único medo que confessamos sem vergonha, e até com certo orgulho machista, é o medo de avião. Talvez porque seja um medo diferente, que não existe desde nossas origens, como o medo do escuro ou o próprio medo de que se perceba que sentimos medo.

Se nós, passageiros, nos limitamos a entrar no avião, com medo ou não, milhares de técnicos e cientistas trabalham pesado para tornar a aviação mais avançada e segura a cada dia. O que para nós é um mistério, para eles é a rotina. Para tentar entender um pouco mais sobre os bastidores da aviação, resolvi listar dúvidas que muitos me perguntam no dia a dia.

As luzes do avião são apagadas em pousos e decolagens noturnas por medidas de segurança.

As luzes do avião são apagadas em pousos e decolagens noturnas por medidas de segurança.

Existe alguma área do avião que seja menos instável em caso de turbulência?

Ok, provavelmente ninguém gosta de turbulência, mas também não há motivos para pânico, afinal elas fazem parte de qualquer voo e os aviões são projetados para passarem por elas sem o menor problema –  só mesmo uma ou outra sacudida. Mas e se você quiser evitar até esses balanços, há algo que possa fazer? Existe algum lugar da aeronave que seja menos instável e por isso mesmo mais indicado para quem não gosta (ou teme) as turbulências? Sim e não.

A área imediatamente sobre as asas é onde fica o centro de gravidade do avião. Da mesma maneira que uma gangorra balança bem menos no centro do que nas pontas, assim ocorre no avião. No entanto, a turbulência é um fenômeno diferente, que não faz o nariz do avião subir ou descer, toda a aeronave sofre com os solavancos.

Mas, para quem tem medo de voar pelos movimentos que o avião faz, os melhores lugares são sobre as asas. E vale repetir o mantra: turbulência não derruba avião. O risco real é para o passageiro que desconsidera as orientações do piloto e não coloca o cinto de segurança, afinal uma turbulência pode derrubar passageiros e causar até ferimentos graves. Por isso, use sempre o cinto de segurança.

Mesmo em solo o cinto de segurança deve seguir afivelado enquanto o aviso estiver aceso.

Mesmo em solo o cinto de segurança deve seguir afivelado enquanto o aviso estiver aceso.

Por que é preciso manter os cintos afivelados em solo?

Você já sabe que o cinto de segurança é um dos melhores amigos do passageiro e entendeu que é preciso estar com ele afivelado sempre que você estiver sentado, como toda empresa aérea aconselha aos passageiros. Mas por que precisamos manter os cintos afivelados depois do pouso, antes do avião parar completamente?

O problema é que esse pedido parece, para quem não entende do assunto, bobagem, afinal o risco maior é no ar, certo? Mais ou menos. Por incrível que pareça é mais seguro e estável estar em voo de cruzeiro do que nos movimentos de solo.

Salvo ocorrências de turbulência de céu claro (não detectadas por radar), os voos em altas altitudes são extremamente suaves. Já no solo, o comandante pode ser obrigado a frear a qualquer momento e muita gente iria para o chão. É por isso que comissários de bordo andam com café e bebidas quentes em mãos durante voos de cruzeiro, momento no qual você também pode levantar e ir ao banheiro.

Hoje já existem aeronaves que possuem redes wi-fi a bordo.

Hoje já existem aeronaves que possuem redes wi-fi a bordo.

Celulares podem mesmo atrapalhar os instrumentos do avião?

A resposta para uma das perguntas mais comuns dos passageiros é simples: Não. Isto ocorreu em raras ocasiões no passado com instrumentos analógicos ou com celulares fora de especificação. Hoje em dia a blindagem dos aviões é muito melhor preparada para interferências, pois alguns aviões já possuem redes wi-fi a bordo e até célula de telefonia celular.

Apesar disso, é preciso respeitar as orientações dos comissários de bordo e desligar os equipamentos eletrônicos quando eles pedirem isso. Na realidade, eles pedem para desligarem os aparelhos eletrônicos para que não prendam sua atenção no caso de uma evacuação ou no momento das explicações de seguranças dadas durante o taxi do avião para decolagem. Com os aparelhos desligados você fica mais atento caso necessite operar uma saída de emergência ou receber coordenada para evacuar a aeronave.

Por que as luzes são apagadas durante pousos e decolagens noturnas? E por que as janelas são abertas?

Passageiros frequentes talvez já tenham notado que as luzes do avião são apagadas em pousos e decolagens noturnas. Essa medida é um procedimento de segurança e tem a ver com o corpo humano, algo que crianças aprendem lá no ensino fundamental: se você muda de um ambiente claro para um escuro, demora certo tempo até que sua visão se adeque.

Por isso, durante pousos e decolagens noturnas as luzes do avião também são apagadas: se for necessária uma saída rápida da aeronave, a iluminação será a mesma que está do lado de fora, garantindo aos passageiros preciosos segundos. As cortinas das janelas também precisam ficar abertas – e não é só para você apreciar a vista da cidade lá de cima. As cortinas das janelas são abertas para que os comissários possam avaliar qual o melhor lado para evacuação em caso de emergência. As janelas de emergência sempre ficam sobre as asas e se um motor estiver em chamas é preciso ver antes de abrir a janela.

Vestir a máscara de ar imediatamente após ela cair na sua frente é essencial para evitar desmaios.

Vestir a máscara de ar imediatamente após ela cair na sua frente é essencial para evitar desmaios.

No caso de despressurização, por que a indicação é colocar primeiro a máscara de oxigênio e só depois ajudar outra pessoa?

Essa dúvida rolou numa lista do Reddit, supostamente feita por gente da área, como pilotos, comissários de bordo e técnicos. A explicação seria simples: se as máscaras de oxigênio caírem, você só tem cerca de 20 segundos antes de desmaiar.

Lembro que o tempo exato varia de acordo com a altitude. De qualquer jeito, é realmente contado em segundos. Por isso, colocar a máscara primeiro em você (e só depois em seus filhos ou em alguém que precise de ajuda), não é egoísmo, mas prudência. Se você tentar ajudar outra pessoa antes de colocar sua máscara, pode perder a consciência antes de conseguir. Aí, além de não ajudar, você também vai ficar desmaiado.

O avião consegue planar por um longo período mesmo caso os dois motores falhem?

Aviões comerciais são projetados para voar mesmo que um dos motores falhe. Ok, isso muita gente sabe, mas o que nem todo mundo faz ideia é que o avião é capaz de planar mesmo sem os dois motores.

Se houver a perda dos dois motores em voo de cruzeiro, o avião pode planar por mais de 120 km se estiver em altitude de 10 mil metros. Não é preciso dizer que a perda simultânea de dois motores é algo bastante raro. De qualquer forma, há casos de aviões que voltaram ao solo (e em segurança) mesmo após a perda dos dois motores.

Apenas para exemplificar, em 1983 isso aconteceu com um Boeing 767 de uma empresa canadense que ficou sem combustível no ar. E um caso muito mais recente foi com o A320, de uma Cia americana, que em 2009 fez um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova York.

Quando as portas do avião estão em modo automático elas só abrirão em caso de emergência.

Quando as portas do avião estão em modo automático elas só abrirão em caso de emergência.

Como funciona o “procedimento de portas”, aviso que o piloto costuma dar para a tripulação?

Portas em automático. A expressão, muito usada por pilotos, passou a chamar ainda mais atenção dos passageiros depois que entrou para o idioma de jogadores de futebol, que transformaram a expressão em hashtag nas redes sociais. Mas qual o significado disso? O tal do cheque de portas indica que “as portas estão armadas para o caso de emergência”.

A partir do momento em que o comandante dá o aviso de “portas em automático”, os comissários (as) de bordo acionam o sistema de emergência das portas. Se abertas, significa que houve uma emergência, o que acionará aqueles tobogãs infláveis que a gente vê nos filmes. Quando é dito “portas em manual”, o avião já está parado e com motores desligados. A partir desse momento as portas podem ser abertas com segurança e sem acionar o sistema de emergência. Vale lembrar também que é impossível abrir as portas de um avião durante um voo.

Resumindo, não precisa ter medo de voar, existem muitas pessoas que trabalham para sua viagem e seu voo serem tranquilos e seguros. Desde seu agente de viagens, que elabora seu roteiro, até o comandante, que lhe leva e lhe traz em total segurança.

Espero ter esclarecido muitas dúvidas de vocês. A partir de agora tenho certeza que ajudei muitas pessoas a viajarem com uma outra visão e bem mais tranquilos.

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(Fotos: Reprodução)