Dicas do Victor – Voltagem de energia pelo mundo

Dicas do Victor – Voltagem de energia pelo mundo

Grande parte dos viajantes tem dúvidas sobre a voltagem, tomadas e adaptadores no mundo. Devo levar adaptador? Posso usar meu equipamento eletrônico no país? Pensando nisso, elaborei algumas dicas.

Sabemos que são muitas as decisões e planejamentos que fazemos antes de uma viagem, e às vezes esquecemos de detalhes simples, porém importantes, como os diferentes padrões de tomadas e voltagens nos outros países. Já imaginou chegar ao seu destino e não conseguir recarregar o celular, utilizar o notebook ou acabar queimando seus aparelhos?

Por exemplo, no CANADÁ, a voltagem padrão utilizada no país é de 110 volts. É importante que você verifique se o seu aparelho tem dupla voltagem, afinal, em alguns estados do Brasil, principalmente no Nordeste, os aparelhos utilizam a voltagem 220v.

Uma dica é: assim que chegar ao lugar de destino comprar um adaptador ou, se for o caso, um conversor de voltagem que seja universal. Caso seja possível, já vá do Brasil com esses itens. Mas, em alguns países, como o Canadá, você os encontra facilmente.

dicas-do-victor-voltagens-pelo-mundo-OESTILO2

TOMADAS: BRASIL-CANADÁ

Atualmente o Brasil utiliza o mesmo padrão de plug da Suíça, com dois ou três pinos redondos. Já no Canadá é diferente, com dois pinos retos e um arredondado.

VOLTAGENS PELO MUNDO

1) América do Norte: Canadá, México e EUA utilizam o mesmo padrão variável, de 110V a 127V.

2) América do Sul: A maioria dos países adota 220 volts. A Colômbia e o Equador são as exceções, com 120V, e o Brasil variando por Estado de 110v a 220v.

3) América Central: Cuba tem tomadas de 110V e 220V e na maior parte do Caribe as tomadas são de 110-127V. Jamaica, Panamá, Haiti, Honduras e República Dominicana tem tensão de 110V, enquanto Costa Rica, Guatemala e Nicarágua tem 120V.

4) Ásia: A maioria dos países tem tomadas de 220V (China, Hong Kong, Índia, Emirados Árabes, Tailândia, Tahiti, Ilhas Maldivas, Israel, Jordânia), mas Japão e Taiwan adotam a voltagem de 100V-110V. Vietnã tem ambas as voltagens.

5) Europa: Também segue padrão unificado, de 220V a 240V.

6) Oceania: Austrália e Nova Zelândia usam tensão de 230V a 240V.

7) África:  A maioria dos países utilizam a voltagem de 220V (África do Sul, Egito, Angola, Congo, Tanzânia e Moçambique), enquanto Marrocos tem voltagens de 127V e 220V.

Pareciros ATUAIS curto
*Todas essas informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.