Dicas para planejar uma viagem de intercâmbio

Dicas para planejar uma viagem de intercâmbio

Viajar é mesmo uma delícia. Fiz uma matéria com dicas para fazer as malas e ter uma viagem mais tranquila, por isso, nada melhor do que escrever sobre planejamento de viagens para acompanhar esse clima de férias que se aproxima.

Muitas pessoas sonham em fazer um intercâmbio, mas ficam perdidas na hora de organizar tudo, ou até mesmo não sabem por onde começar, por isso nós trouxemos algumas dicas para ajudar a planejar sua viagem de intercâmbio.

dicas-para-fazer-as-malas-e-ter-uma-viagem-mais-tranquila-OESTILO1

Planejamento – Não existe um tempo exato para começar a preparar sua viagem de intercâmbio, porém quanto antes melhor, né gente?! Nada de fazer as coisas em cima da hora, pois são necessários muitos documentos e requer uma organização bem antecipada. Por isso, quanto antes começar a organizar tudo, mais fácil fica para tudo ocorrer de maneira correta sem nada dar errado, começar a se preparar seis meses antes para o intercâmbio é um bom tempo de preparo considerando todos os documentos que você poderá precisar reunir antes da viagem.

Tipos de intercâmbio – Eles são basicamente de estudo ou trabalho. E dentro dessas categorias estão diversas possibilidades como, por exemplo, de High School (para adolescentes cursarem uma parte do ensino médio em outro país), mas também pode ser para alguma faculdade, especialização, pós-graduação ou mesmo para aprender o idioma do país para o qual você está indo.

Destinos – As agências de intercâmbio apontam como os destinos mais procurados os de língua inglesa, por conta da importância do idioma. Os dois destinos mais procurados são Canadá e Estados Unidos. Porém existe outro fator importante, que é a cotação de moeda, por isso muitas vezes algumas pessoas preferem ir para um país onde a sua moeda seja mais valorizada comparada a do país de destino, muita gente, por exemplo, acaba optando pela Irlanda e não pela Inglaterra, por causa do valor da libra.

dicas-para-planejar-uma-viagem-de-intercambio-OESTILO1

Língua – Não é necessário que você já tenha um nível avançado da língua do país do seu destino de intercâmbio, mas é bom ter, pelo menos, uma ideia e é importante pesquisar bastante, para que não se sinta perdido e fique mais confortável. Procure o destino que você acha que vai se adaptar melhor.

Além da grana – Não é só o dinheiro que importa em uma viagem de intercâmbio, é preciso conhecer a documentação necessária e as exigências do destino escolhido, por isso é tão importante pedir ajuda e pesquisar bastante antes. Mas fazer algumas economias também é algo necessário, né gente?! Lembre-se que alguns documentos que você vai precisar custam dinheiro também e podem ser caros. Os gastos começam bem antes do dia da sua viagem.

A documentação varia de acordo com cada lugar, cada país exige uma documentação que pode ser diferente dependendo do destino, por isso se informe antes para não ter nenhuma dor de cabeça.

dicas-para-planejar-uma-viagem-de-intercambio-OESTILO2

Então é isso, viajar é viver, é construir memórias e realizar-se. E, vale a pena construir memórias ao redor do mundo. Então, se você pode investir em viagens vá fundo, pois viajar também traz muito conhecimento e todo o esforço se torna gratificante quando algo é marcado por experiências maravilhosamente inesquecíveis.

 

(Fotos: Reprodução / iStock / Getty Images)