Dieta pós-festas de final de ano

Dieta pós-festas de final de ano

Enfim 2017 chegou, janeiro de verão, de férias, de viagens… e de começar a cumprir aquelas repetidas resoluções de ano novo, onde “fazer regime” ocupa o top 5 de todo ser humano que jacou com força no ano anterior. Janeiro é o mês oficial das dietas e matrículas na academia, até porque final de ano é prova de fogo para todo regime com, além do Natal e do Ano Novo, as incontáveis confraternizações que acontecem durante todo o mês de dezembro.

Gostosuras (engordativas) de Natal.

Gostosuras (engordativas) de Natal.

Pra quem é realmente regrado com alimentação e não fura o regime de jeito nenhum ok, deve ter sido possível manter o mínimo de sanidade diante de tantas gostosuras natalinas, mas para os reles mortais, sobreviver comendo somente o descrito naquele regime da nutricionista pode ter sido impossível. Aí a sensação de inchaço, de corpo intoxicado, as gordurinhas extras e celulites novinhas começam a aparecer e incomodar real. Ufa, janeiro chega para salvar a pátria.

Bem, quem quer só dar aquela limpada básica no organismo é mais simples, basta dar uma maneirada nesse início de ano, beber bastante líquido, consumir alimentos frescos e aproveitar o clima para comer bastante frutas e verduras. Um suquinho detox também caí muito bem pela manhã, dá aquela energia extra para fazer as atividades diárias (entenda-se atividade física) e nutri bem seu organismo. A partir daí é só seguir um cardápio balanceado que está de boa.

Manter uma alimentação saudável, além de emagrecer, traz diversos benefícios para a sua vida.

Manter uma alimentação saudável, além de emagrecer, traz diversos benefícios para a sua vida.

Agora, quem vem no clima de festas desde julho do ano passado tem que tomar mais alguns cuidados, principalmente se emagrecer é uma meta antiga. Se consultar com um nutricionista passa a ser uma possibilidade muito bem-vinda! A dica é encontrar um profissional que entenda suas necessidades e que passe uma dieta coerente com a sua vida e sua rotina. Dietas milagrosas e fora da realidade de cada um será dinheiro e tempo jogados fora, sem falar na frustração que é não conseguir emagrecer após tanto esforço.

Nós não vamos falar aqui de nenhuma dieta específica, realmente acreditamos que cada corpo é diferente e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra da mesma maneira. Os metabolismos, necessidades nutricionais e, principalmente, a vida de cada um é diferente e tudo isso influencia no sucesso ou fracasso de um regime. A única coisa que é igual pra todo mundo é que dieta requer sim alguns sacrifícios e abstenções. Sim você vai ter que resistir aquele bolo de chocolate delícia e aquele copo de refrigerante geladinho.

É essencial procurar um nutricionista antes de começar uma dieta.

É essencial procurar um nutricionista antes de começar uma dieta.

Após encontrar um profissional sério com o qual você se identifique e entenda suas necessidades, o plano é seguir a dieta e a atividade física sem furo. Porém uma escapadinha de vez em quando não vai colocar tudo a perder. Lembre-se que antes de ser fitness você é uma pessoa com família e amigos e socializar pode ajudar mais que atrapalhar, pois estar feliz, relaxado e com a mente tranquila fará o processo de emagrecimento bem mais fácil.

No final das contas a palavra-chave é EQUILÍBRIO! Sabemos que é até meio clichê falar em equilíbrio, mas não tem como fugir, manter o equilíbrio numa dieta é essencial, você pode até ter um emagrecimento mais lento (paciência é muito importante também), mas ele será mais eficaz, duradouro e você passará pelo processo muito mais feliz e sem grandes estresses.