Entrevista com Karine Botelho

Entrevista com Karine Botelho

Na semana passada aconteceu um dos maiores eventos de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week, então nada melhor do que conversar com alguém que está envolvida nesse meio.

Para a matéria dessa semana, entrevistei Karine Botelho. Ela estudou moda em Paris, é consultora de moda, imagem e etiqueta, atuou em empresas como Louis Vuitton, Hanry Cottons… e também é minha prima.

Fiz, então, algumas perguntas para ela. Linda e simpática, Karine dá dicas sobre essas áreas que ela entende bem.

entrevista-com-karine-botelho-OESTILO2

1- Como você entrou para o mundo da moda? Você sempre quis? Como tudo começou?

Sempre gostei de moda, desde criança ajudava minha mãe a se vestir para sair. Cresci pedindo para minha avó para costurar roupinhas para as minhas bonecas e adorava aquelas revistinhas que vinham com bonecas de papel e moldes de roupinhas! Quando adolescente, desenhava modelos de vestidos para minhas amigas. E foi assim que a minha paixão pelo mundo da moda começou e cresceu cada dia mais.

2- Qual a importância do comportamento e da imagem?

A imagem é o seu cartão de visitas e é de extrema importância pessoal e profissional zelar por ela. É a única coisa que as pessoas realmente guardam na memória. Depois elas se lembrarão de você justamente pela mensagem que você transmitiu através da sua imagem. E o comportamento faz parte da construção da imagem, eu diria até que é o mais importante, pois a forma como você se expressa diz muito sobre a sua personalidade. Precisa haver um equilíbrio entre a maneira que você se veste e a maneira como você se comporta para assegurar uma boa Imagem. Não adianta apenas se vestir bem e não ter bons modos. Elegância é algo que vem de dentro e transparece nas atitudes de cada um.

3- Quais são algumas das suas inspirações?

As nobres da atualidade como a Duquesa Kate Middleton e a Rainha Rania da Jordânia são grandes exemplos de mulheres elegantes para mim. Sempre vejo o que elas estão vestindo e como se comportam em eventos sociais. Também sou muito fã da estilista Carolina Herrera, por toda a classe e sofisticação que esbanja por onde passa.

entrevista-com-karine-botelho-OESTILO5

4- A sua percepção sobre a indústria da moda mudou ao longo do tempo?

Mudou bastante. A indústria evoluiu bastante em alguns sentidos, mas também eu acredito que tenha regredido em outros. Por muito tempo prezaram o conforto e liberdade, em especial para as mulheres que viveram presas em espartilhos durante anos. Vieram as roupas mais soltas, depois as calças jeans e muitas outras peças que seguiram essa linha. Porém, junto com essas grandes mudanças, vieram o consumo em massa e as fast fashions, que mudaram a forma de produzir, gerando uma queda brusca na qualidade dos produtos oferecidos. Antigamente você tinha roupas que duravam uma eternidade. Hoje, se durarem 2 ou 3 anos já é muito. Hoje em dia é preciso ter muito cuidado para não comprar gato por lebre.

5- Quis são algumas dicas essenciais sobre elegância, imagem, roupas e comportamento?

A elegância é uma qualidade do seu humano, portanto é algo que vem de dentro e pode transparer em atitudes e comportamentos. Tudo isso é fruto do universo interior de cada um, que precisa ser cultivado dia após dia. Eu costumo dizer que para construir uma boa imagem é preciso cuidar primeiro do seu interior, da sua mente e do seu espírito, de forma que possa exteriorizar apenas o que é bom. Depois disso é preciso adequar a maneira de se vestir, pois ela também diz muito sobre nós, mas não se enganem, saber vestir-se é apenas a cereja do bolo! Se ele não estiver saboroso, perde totalmente a sua função. E a imagem ideal é o resultado da busca constante deste equilíbrio entre interior e exterior que todos nós precisamos ter.

6- Você achou esta edição do São Paulo Fashion Week muito diferente das outras? E qual desfile você mais gostou?

Esta edição foi muito menor que as outras, porém muito bonita. O desfile que mais gostei foi o da Lenny Niemeyer, que apresentou lindamente sua coleção de moda praia. Ela se inspirou no tema “A busca da espiritualidade através da arte” para desenvolver os modelos. Após conversar com galeristas e descobrir um pouco mais sobre as artistas místicas do final do século XIX, ela resolveu trazer um pouco desta arte para sua passarela. Os maiôs de estampas geométricas e as capas de tecidos leves e fluidos foram meus preferidos.

entrevista-com-karine-botelho-OESTILO3

7- Qual dica você dá para os jovens que querem seguir na moda, alcançar sonhos e entrar para esse mundo?

É preciso ter força e coragem para acreditar em si, mesmo que muitos não acreditem! É preciso ter atitude e muita perseverança. Para vencer no mundo da moda, como em qualquer outra área, é preciso ir à luta, vestindo valores como honestidade, respeito e educação. Sempre acreditando que para chegar aonde desejamos depende muito mais de nós que dos outros. Temos que perseverar e jamais desistir, por mais difícil que pareça. Quando você acredita que merece alguma coisa e vai em busca disso, não há nada que possa impedir a vitória.

Então gente, é isso aí. Para saber mais só seguir a Karine no Instagram clicando aqui.

 

(Fotos: Reprodução/Instagram @botelho_karine)