A história da moda – Década de 1920

A história da moda – Década de 1920

Olá queridos leitores! Dando continuidade a nossa série, trazemos hoje um pouco da história da moda na década de 1920. Conhecido como os anos loucos, essa foi uma década um tanto transformadora. Foi o momento em que as mulheres ganharam o direito de voto nos Estados Unidos, por exemplo, embora isso só tenha vindo a acontecer no Brasil na década seguinte.

Quando citamos essa década, logo vem a imagem das melindrosas, não é verdade? Mas vocês sabem quem eram essas mulheres? Então, o termo melindrosa foi usado para designar um novo estilo de vida que as mulheres mais jovens estavam adotando.

historia-da-moda-decada-de-1920-OESTILO2

Estas passaram a usar saias curtas, cabelos também curtos, dançavam de maneira provocativa e agiam desrespeitando todo aquele comportamento tradicional das mulheres da época. Usavam muita maquiagem, bebiam, fumavam, dirigiam, enfim, desafiaram os bons modos tidos naquele tempo.

Para terem uma ideia melhor, em uma publicação da Revista New Republic em 1925 saiu a seguinte citação com relação às melindrosas: “Não andam lá muito vestidas”.

historia-da-moda-decada-de-1920-OESTILO3

E falar da moda em 1920 é falar de Gabrielle Bonheur Chanel, conhecida como Coco Chanel. Ícone de elegância, ela trouxe as peças masculinas para o guarda-roupa feminino de maneira chique para as mulheres da alta sociedade. Vale lembrar que ela era uma garota francesa órfã, que enfrentou diversos desafios na vida, mas que conseguiu transformar o seu nome em símbolo de luxo até a data de hoje. Ela foi a criadora do famoso tubinho preto e também do corte de cabelo que leva seu nome, chanel.

historia-da-moda-decada-de-1920-OESTILO5

Outro fato importante para a moda da época é que, com os comprimentos mais curtos das saias e vestidos, os sapatos passaram a ser escolhidos com cuidado na hora de compor o visual. Acreditamos que tenha sido aí que começou essa obsessão das mulheres pelos sapatos!

No Brasil, aconteceu em 1922 a Semana da Arte Moderna, que foi realizada pelos artistas Tarsila do Amaral e Mário de Andrade.

Em 1927 foi realizado no Mappin o primeiro desfile de moda. Os desfiles aconteciam no inverno e no verão, ou seja, duas vezes ao ano. Apesar da diferença no clima, aqui se seguia a moda que era ditada na Europa.

historia-da-moda-decada-de-1920-OESTILO6

E aí, estão gostando de saber mais sobre a história da moda? Deixem nos comentários a opinião de vocês!

E continuem nos acompanhando, logo mais falaremos sobre a década de 30!

 

(Fotos: Reprodução / Internet)