A história da moda – Década de 1950

A história da moda – Década de 1950

Olá leitores! No último texto finalizamos com a informação de que a década de 1950 viria cheia de feminilidade, totalmente contrária ao que se imaginava que seria.

Depois de incluir peças masculinas nos seus armários e adotarem tanta praticidade, as mulheres se sentiram animadas com o retorno de peças mais elaboradas e femininas.

Essa década ficou conhecida como anos dourados por todo o glamour que foi esbanjado nessa época.

historia-da-moda-decada-de-1950-OESTILO2

Os homens voltavam da guerra e as mulheres que estavam trabalhando fora puderam exercer novamente as funções de dona de casa, mãe e esposa. Elas foram demitidas dos seus trabalhos ou deixaram o emprego, já que seus maridos estavam de volta.

Agora essas mulheres tinham que seguir um padrão ao se vestirem. Quando saíam de casa, elas até podiam usar as roupas que vestiam no lar, desde que adicionassem acessórios como brincos, chapéus, luvas, bolsas ou saltos. E ainda assim só era aceitável para visitar amigas ou resolver assuntos do dia-a-dia.

historia-da-moda-decada-de-1950-OESTILO1

Para sair com o marido elas tinham que se apresentar mais arrumadas. Havia uma expectativa de impressionar os outros com a maneira de vestir. Enfim, a mulher nesse tempo tinha seu guarda-roupa dividido em roupas para ficar em casa, roupas para sair por perto, roupas para ir à cidade e roupas para ocasiões especiais.

E um fato interessante: os vestidos correspondentes para mães e filhas, essa coisa de combinar os looks, também foi muito usado na década. Bem aquilo que já sabemos, a moda vai e volta.

historia-da-moda-decada-de-1950-OESTILO3

Atrizes internacionais.

Entre as figuras famosas que marcaram a época, destacam-se as atrizes Grace Kelly, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. No Brasil, Eliane Lage faz sucesso na novela Sinhá Moça.

Eliane Lage.

Eliane Lage.

E foi também nessa época que surgiu o biquíni nas praias cariocas!

 

(Fotos: Reprodução / Suburban Turmoil / Darlene Quinn / Betty Confidential / Historia do Cinema Brasileiro)