A história da moda – Década de 1970

A história da moda – Década de 1970

Olá leitores! Falar na década de 1970 é automaticamente visualizar calças boca de sino, sandálias plataformas, peças com franjas e camurça. Aqui, as saias curtas já não eram um item essencial. Os comprimentos variavam muito.

Diane Von Furstenberg tornou-se ícone criando o vestido envelope. De acordo com a Newsweek – revista americana de notícias semanal, ela foi declarada a designer mais comercializável desde Coco Chanel.

historia-da-moda-decada-de-1970-OESTILO3

Diane Von Furstenberg.

Surgindo já no final da década de 1960, o unissex veio forte no novo período. Homens e mulheres exibiam estilos semelhantes. Calças de cintura alta usadas por ambos os sexos.

As mulheres passaram a usar calças muito mais do que em qualquer outra época. Calças, ternos, camisas com botões tornaram-se trajes para ambos no ambiente de negócios. Isso acabou sendo um desafio para os designers, que estavam acostumados a criar roupas para mulheres que estavam em casa ou em eventos, mas que agora passaram a estar também nos escritórios.

historia-da-moda-decada-de-1970-OESTILO2

O jeans surgiu nesta década como uma vestimenta diária. E foi a vez da camiseta, que antes era considerada roupa íntima, agora tornar-se um dos itens de moda mais populares.

Depois de décadas após o fim da guerra, pela primeira vez, houve uma grande escassez de matérias-primas e tecidos. O custo dos sintéticos, como vinil e nylon, também aumentou. Assim, os designers mantiveram as coisas simples. Os tecidos mais populares eram flanelas, xadrez, listras. Daí, as cores mais usadas: vermelha, preta e branca.

historia-da-moda-decada-de-1970-OESTILO4

Usavam-se muitos acessórios: boinas, cintos, chapéus, colares longos dourados, lenços e até flores coloridas.

No fim da década, o terno passou a dominar ainda mais o dia-a-dia. O visual casual começou a desaparecer e então as pessoas começaram a se inclinar para um novo visual. Era o início da década de 80.

 

(Fotos: The Trends Potter / The History of Fashion / Searching for Style / Google)