A história da moda – Década de 1980

A história da moda – Década de 1980

Nos anos 1980 a moda foi bastante criativa, aqui não havia regras. Era um momento flexível, onde as mulheres podiam ter estilos diversos ao mesmo tempo.

Nos EUA, entre os jovens, tênis de basquete e roupas licenciadas por atletas eram extremamente populares. Onde quer que se olhasse era possível ver pelo menos uma pessoa vestindo uma camiseta estampada com o emblema de seu time favorito.

As camisetas eram a peça de roupa casual mais popular, especialmente no ano de 1983. As mangas eram curtas, o tecido de algodão e muitas peças tinham ditos engraçados ou grosseiros.

O jeans continuou popular nessa década e o veludo também teve algum sucesso. Os fabricantes populares de calças incluíam Lee, Levi’s, Wrangler, entre outros.

historia-da-moda-decada-de-1980-OESTILO2

Podemos dizer que esse foi um momento importante para a moda. Até aqui, seguia-se padrões e todos se vestiam de maneira óbvia. Agora, a liberdade que começou na década anterior tomou conta do mercado da moda. Houveram diversas tendências que surgiram e desapareceram, algumas permaneceram por vários anos.

Surgiram aí os quatro pontos que hoje conhecemos, e que, começaram a reunir grandes estilistas para as semanas de moda: Paris, Milão, Londres e Nova York.

Em Paris, os principais designers foram Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld (Chanel), Givenchy.  Na Itália, Valentino e Giorgio Armani. Nos EUA, Calvin Klein e Ralph Lauren. Londres trazia Betty Jackson e Sheridan Barnett.

Mais do que nunca, as mulheres exigiam variedade. Dessa forma, os estilistas tinham que trazer de tudo um pouco. Por exemplo, as saias já não mais podiam ser apenas curtas. Com a mulher agora mais inserida no mercado de trabalho, elas precisavam de algo mais formal. Então, Chanel e Donna Karan trouxeram saias mais longas, com comprimentos que iam do joelho até o meio da panturrilha.

historia-da-moda-decada-de-1980-OESTILO4

E além de estar no mercado de trabalho, essa mulher também queria exibir um belo corpo. Foi aí que começou a onda da malhação. Com isso, o comércio teve que atender a essa necessidade, criando polainas e roupas de ginástica para elas.

Para finalizar, vamos falar dela, que foi um dos rostos mais famosos dessa década: Madonna! Ela foi uma das primeiras pioneiras do look desarrumado dos anos 80. Ela usava roupas em camadas: camisas, casacos e mais camisas. Uma camisa de renda usada sobre outra camisa. Ou um moletom com gola grande ou mangas cortadas usado sobre uma camiseta ou sutiã apenas.

historia-da-moda-decada-de-1980-OESTILO5

Podemos dizer que a indústria da moda mudou totalmente durante a década de 80.

 

(Fotos: Reprodução / Dress online UK / Liveabout / 80’s Fashion / Photogenics Media / Fanpop)