A importância da leitura para a família

A importância da leitura para a família

É notória a crise no mercado de livrarias. Isto tem alguma relação com o novo momento vivido pelas famílias? O que ou como responsáveis por crianças e adolescentes podem mudar esta realidade e melhorar a comunicação no lar?

Em primeiro lugar, podem ajudar na mudança de rotina familiar, voltando a contar histórias antes dos filhos dormirem, aproximando a família, aprofundando laços de amor e aprendizagem em conjunto. Dar livros de presente e ajudar outros núcleos familiares a estarem juntinhos.

importancia-da-leitura-para-familia-OESTILO2Os livros “físicos” são (ou deveriam ser) essenciais no cotidiano da vida de nossos filhos. Sua importância é imensa para que nossa história não se perca e se perpetue na nossa vida e dos pequenos leitores, inclusive para incentivar a fantasia, a criatividade, etc.

Os rabiscos destes livros servem como “desabafo” em alguns instantes, o lenço que enxuga lágrimas, e até como uma espécie de psicólogo, que cura através das palavras escritas ou das situações similares que encontramos no personagem, ajudando aos pequenos e grandes leitores a vivenciar empatia, aprender valores, conhecer novos mundos, solucionar situações vivenciadas até em casa.

importancia-da-leitura-para-familia-OESTILO4Através do “livro físico”, nossa prole continua a reconhecer, naquele cheirinho característico de livro novo, novos aprendizados, a lembrança do que aprendemos e a certeza de que ainda muito nos falta conhecer, mudar e renovar nosso ciclo para sermos novas pessoas.

Os responsáveis pela educação de jovens e crianças podem, e devem, estimular a leitura, com um momento a sós, em um compartilhar de trocas com seu filho. Podem mostrar através dos livros o quanto vale a pena viver, mostrar a certeza dos desafios e vitórias durante a vida de tantas pessoas. Que existem realizações e sempre existe uma solução dentro deles e de cada um de nós.

importancia-da-leitura-para-familia-OESTILO3Os bons livros precisam voltar a ser, assim como os responsáveis, os grandes companheiros de vida desta geração que está tão voltada para o eletrônico. Leiam com seus filhos desde pequeninos, retomem o hábito da leitura com eles. As famílias merecem este momento retrô.

portal-oestilo-apresenta-nayane-queiroz-coach-infantojuvenil-7

Nayane Queiroz Marrocos
(85) 3103.0507
(85) 999.58.6711
Instagram – @coachingkidseteens
Facebook – /coachingkidseteens

 

(Fotos: Reprodução / Internet)