Inspiramais – Walter Rodrigues apresenta as inspirações para o Inverno 2018

Inspiramais – Walter Rodrigues apresenta as inspirações para o Inverno 2018

Nos dias 3 e 4 de julho a equipe do Portal OESTILO esteve em São Paulo para conferir de pertinho a edição de Inverno 2018 do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes.

No Inspiramais Inverno 2018 foi possível conhecer o resultado final do intenso trabalho de pesquisa do Conexão Inspiramais, orientado pelo estilista Walter Rodrigues e seus consultores do Núcleo de Design da Assintecal para a produção de uma moda com identidade brasileira.

A pesquisa, elaborada ao longo de um ano, foi disseminada por todas as regiões do Brasil por meio das consultorias, passando por 20 polos produtivos de confecções e calçados e por um polo varejista.

inspiramais-walter-rodrigues-apresenta-as-inspiracoes-para-o-inverno-2018-OESTILO2

Para o Inverno 2018 a pesquisa traz inspirações que refletem conceitos de moda e comportamento, auxiliando a criar produtos que correspondem aos desejos da estação.

Segundo Walter Rodrigues, o tema escolhido para essa edição, “Leveza”, foi pensado em contraponto ao momento que estamos vivendo neste momento, de crise política e vida cada vez mais corrida.

Pensando nisso, entram em pauta palavras como: equilíbrio, miniaturização, gravitacional, evanescente, inflável, tênue, fluido, esqueletização, tensionado e elasticidade, que inspiraram diversos materiais.

No Inspiramais, a pesquisa de Walter Rodrigues e sua equipe é apresentada em forma de pirâmide.

A base tem 60%, essa é a parte que mostra o que iremos encontrar nas lojas, o que é o comercial no Inverno 2018. Aqui, de acordo com Walter, nós iremos encontrar ainda muito nude, dos marrons até os rosas mais salmonados, além de muito preto e café. Essas cores também estarão nos calçados e os coloridos e esportivos serão em menor número.

inspiramais-walter-rodrigues-apresenta-as-inspiracoes-para-o-inverno-2018-OESTILO4

Flor, cobra e um pouco de animal print também faz parte da base do Inverno 2018. Para Walter, a zebra tomará o espaço do leopardo. “Talvez comece a zebra realmente a tomar um lugar importante nesse detalhamento. Detalhes como capas de salto, uma parte da bolsa, o detalhe de uma roupa. É o novo animal print”, explicou Walter.

As texturas também serão bem importantes no Inverno 2018, como o jacquard, e pontos de tricô, que já podem ser produzidos por máquinas e em larga escala.

“Nós estamos vivendo um momento de uma valorização intensa sobre o aspecto do ‘feito à mão’. Então todos esses aspectos de carocinho, de texturas às vezes não muito homogêneas, vêm dessa ideia do tear, do “feito à mão”, então isso permanece também muito forte… mesmo que eu faça tricô numa máquina que faça 100 mil metros por dia”, explica Walter.

inspiramais-walter-rodrigues-apresenta-as-inspiracoes-para-o-inverno-2018-OESTILO1

O grande novo para o Inverno 2018 será a possibilidade de unir o leve com o pesado, como vestidos leves com sapatos pesados, botas bem pesadas e até botas calças com camisas fluidas. “Essa ideia desse contraste de leve com pesado, para mim, é o grande novo”, contou Walter.

No 30% está a evolução do conforto, com o uso de materiais que vão trazer mais conforto. E nos 10% está o autoral, o nascimento da ideia, a experimentação e a busca pelo novo, que nessa edição podemos ver nos diferentes tipos de texturas expostas.

*A equipe do Portal OESTILO esteve presente no Inspiramais a convite da Assintecal e da Agência Cápsula.

(Fotos: Divulgação)