Dica – Livros que vão ajudar a desbloquear sua criatividade

Dica – Livros que vão ajudar a desbloquear sua criatividade

A criatividade está presente de várias formas no nosso cotidiano: para aqueles que trabalham com ela, para aqueles que precisam dela para resolver os problemas que surgem ao longo do mês, entre outras ocasiões. Entretanto, em momentos difíceis das nossas vidas, às vezes a nossa criatividade dá aquela bloqueada e não sabemos muito o que fazer para ela voltar a ser nossa aliada.

Hoje eu vim dividir com vocês cinco livros que estão me ajudando a recuperar a criatividade e colocá-la em ação.

1 – O Caminho do Artista. Desperte Seu Potencial Criativo e Rompa Seus Bloqueios (Julia Cameron – Editora Sextante)

livros-que-vao-ajudar-desbloquear-sua-criatividade-OESTILO1

Este é um livro cheio de exercícios e ferramentas práticas para exercitar sua criatividade. Uma das coisas mais interessantes neste livro é que ele mostra que na verdade o processo criativo não tem que ser algo chato e sofrido, apesar de precisar de disciplina e prática.

Sinopse: O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.
Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora.

2 – Grande Magia: Vida Criativa Sem Medo (Elizabeth Gilbert – Editora OBJETIVA)

livros-que-vao-ajudar-desbloquear-sua-criatividade-OESTILO2

É um livro que ensina que a criatividade pode ser aplicada em vários aspectos da nossa vida. A autora também enfatiza bastante o fato de que nem sempre temos que jogar tudo para o alto para seguir os nossos sonhos: podemos conciliar tudo. O livro nos ensina ainda a enfrentar os nossos medos e colocar realmente em prática as nossas ideias.

Sinopse: Ao compartilhar histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa vida criativa. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida sem medo, um ato de coragem. A partir de uma perspectiva única, “Grande Magia” nos mostra como abraçar essa curiosidade e nos entregar àquilo que mais amamos. Escrever um livro, encontrar novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, embarcar de vez em um sonho sempre adiado ou simplesmente acrescentar paixão à vida cotidiana. Com profunda empatia e generosidade, Elizabeth Gilbert oferece poderosos insights sobre a misteriosa natureza da inspiração.

3 – Originais: Como os Inconformistas Mudam o Mundo (Adam Grant – Editora Sextante)

livros-que-vao-ajudar-desbloquear-sua-criatividade-OESTILO3

O livro fala sobre cases de pessoas que foram inconformadas e revolucionaram o mundo a sua volta, pois acreditaram na força das suas ideias e das suas ideologias. Confiar em si mesmo e o autoconhecimento é uma arma superimportante para acabar com o bloqueio criativo.

Sinopse: Qual é o segredo das pessoas originais? Será que a criatividade é uma qualidade inata ou uma habilidade que pode ser estimulada ou mesmo aprendida? Em seu novo livro, Adam Grant desmistifica muitas das crenças que existem em torno das mentes criativas. Ele recorre a uma série de estudos e histórias reais envolvendo o mundo dos negócios, a política, os esportes e o universo do entretenimento para mostrar como qualquer pessoa pode aprimorar sua criatividade, tornar-se capaz de identificar e defender ideias verdadeiramente originais, combater o conformismo e romper com tradições obsoletas. Você vai conhecer as técnicas bem-sucedidas aplicadas por profissionais que ousaram remar contra a maré e levar seus projetos adiante, como uma funcionária da Apple que desafiou Steve Jobs estando três níveis hierárquicos abaixo dele, uma analista que derrubou a política de sigilo da CIA, um bilionário mago das finanças que demitiu os funcionários incapazes de criticá-lo e um executivo de TV que impediu que a série Seinfeld fosse cancelada logo no início apesar das pesquisas de opinião desfavoráveis.

4 – O Andar do Bêbado (Leonard Mlodinow – Editora Jorge Zahar)

livros-que-vao-ajudar-desbloquear-sua-criatividade-OESTILO4

Esse livro fala sobre a força do acaso em nossas vidas e como isso pode interferir na criatividade dependendo da forma que lidamos com o aleatório. O nome do livro vem da metáfora dos nossos passos seremo tão incertos quanto os passos de um bêbado sem equilíbrio.

Sinopse: Não estamos preparados para lidar com o aleatório e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Citando exemplos e pesquisas presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina, o físico Leonard Mlodinow apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso. Como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos controlar. Prepare-se para colocar em xeque algumas certezas sobre o funcionamento do mundo e para perceber que muitas coisas são tão previsíveis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada.

5 – Por que fazemos o que fazemos? (Mario Sergio Cortella – Editora Planeta do Brasil)

livros-que-vao-ajudar-desbloquear-sua-criatividade-OESTILO5

É um livro que aborda uma questão muito importante na nossa geração: o propósito. O autor fala sobre questões motivacionais em tempos contemporâneos. “Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida?”, esses são alguns dos questionamentos abordados no livro.

Sinopse: Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira, mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como “Paciência na turbulência, sabedoria na travessia”, é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.

 

(Fotos: Reprodução / Internet)