Medo de Dentista?

Medo de Dentista?

Algumas pessoas, quando pensam em consultar um dentista, sentem calafrios, passam mal ou não conseguem dormir de tanta ansiedade!

A ansiedade, o pânico ou medo de dentista são eventos frequentes e atinge uma parcela expressiva da população, que sofre antecipadamente achando que vão sentir dor, que o dentista vai ser grosseiro ou que vão sentir-se mal durante o atendimento. Como consequência, estas pessoas acabam adiando o tratamento odontológico por meses ou anos, o que gera uma condição odontológica cada vez mais insatisfatória.

medo-de-dentista-OESTILO3

Mas você sabia que a Odontologia vem preparando-se cada vez mais para atender melhor os pacientes, humanizando o atendimento e utilizando diversos recursos de acordo com a necessidade?

A Equipe Técnica da Souriez preparou este informativo para dar maiores informações sobre o manejo da ansiedade no ambiente odontológico, explicando a importância de alguns recursos tecnológicos que utilizamos na nossa rotina clínica:

  • Uso de musicoterapia – recursos audiovisuais como música e vídeos são comprovadamente capazes de levar a um estado psicológico mais tranquilo, e assim gostamos de utilizar um som ambiente com músicas selecionadas de acordo com a faixa etária e preferências do paciente. Uma outra opção, principalmente para os mais jovens e que gostam ou para aqueles que preferem, o uso de óculos que possibilitam a visualização de vídeos e clipes musicais durante o atendimento.medo-de-dentista-OESTILO1
  • Sedação com óxido nitroso – a sedação por inalação é um recurso simples, efetivo e sem efeitos colaterais que diminui a ansiedade do paciente, tornando possível a realização de procedimentos odontológicos, pois leva a uma sensação de bem estar e tranquilidade sem afetar a consciência, a respiração ou a função cardíaca, como ocorre em outros tipos de sedação. Sem a necessidade do paciente estar acompanhado, já que o efeito cessa em poucos minutos após a suspensão da aplicação do agente. Um dentista devidamente habilitado aplica a substância misturada a oxigênio. Assim que o paciente atingir um nível de relaxamento adequado, inicia-se o atendimento odontológico e durante o procedimento o paciente continua utilizando a máscara para inalar o sedativo. Logo após o término do atendimento, o profissional substitui a mistura de gases por oxigênio puro até que o efeito sedativo seja cessado.
  • Utilização de anestesias computarizadas – um dos momentos mais relatados como ansiogênico pelos pacientes é o da anestesia. Medo de agulha e medo da dor inicial são os principais fatores que geram ansiedade ou fobia. E é importante, então, que você saiba que atualmente existem equipamentos computadorizados de aplicação de anestesia em que a velocidade e a pressão de aplicação do anestésico são controlados mecanicamente, tornando este passo clínico bem mais confortável.medo-de-dentista-OESTILO2

Estes são alguns exemplos do manejo da ansiedade do paciente. E se você tem ansiedade, fobia ou medo de dentista, marque conosco uma consulta inicial para que você possa estar ciente das diversas outras possibilidades de manejo. Uma conversa franca e amigável é a base de um relacionamento paciente/profissional satisfatório para ambos os lados.

Equipe Souriez Odontologia
(85) 3458 1660 / (85) 98127 7696

souriez-parceria-o-estilo-05