A moda é mesmo supérflua?

A moda é mesmo supérflua?

Moda. Só em ler a palavra, muitas pessoas já pensam: Lá vem esse assunto supérfluo. Então, antes de tudo, vamos para o dicionário Aurélio e trazer a definição para da palavra – Supérfluo: Aquilo que é supérfluo, que é de mais, desnecessário, inútil.

Agora, pare um pouco e analise: Antes de sair de casa, qual é uma das principais decisões que é feita? Escolher a roupa que será usada. A roupa com a qual se deseja transmitir a sua mensagem. Dessa forma, já deu pra entender que o assunto não é assim inútil.

As cores usadas, o tecido, o comprimento, largura, tudo isso passa para o outro aquilo que se traz dentro de si. Moda significa a maneira de vestir, é através dela que você diz quem é sem abrir a boca.

E há uma preocupação geral em ser visto de maneira positiva. Afinal, ninguém vai para uma reunião de negócio, a uma festa ou a um encontro especial sem antes separar com atenção as melhores peças do seu guarda-roupa.

Moda e imagem caminham juntas. Tanto é que existem profissionais que se preparam para ajudar os outros a se vestir de forma que passem a sua melhor imagem. São os chamados consultores de estilo, ou consultores de imagem.

A questão é tão séria, que ao ver fotos ou vídeos é possível mencionar qual a década em que foi fotografado ou filmado, apenas pelas roupas. Culturalmente falando, é preciso conhecer a maneira de se vestir de determinados países para não ofender as tradições locais. Ainda nessa linha, veja as fotos abaixo e perceba como é fácil identificar a origem desses desfiles apenas pelas imagens.

Moda Japonesa.

Moda Japonesa.

Moda Africana.

Moda Africana.

Moda Indiana.

Moda Indiana.

Não estamos falando aqui de consumismo. Inclusive já trouxemos outros textos defendendo o consumo consciente. O que estamos ressaltando é a relação inevitável que existe entre as pessoas e a moda. Não importa o que você esteja vestindo, seja algo mais simples ou mais elaborado, o fato é que uma mensagem será comunicada através disso.

 

(Fotos: Supérflua / The Indian Express / Tongue in Chic / 360Nobs)