O olhar técnico das produções cinematográficas

O olhar técnico das produções cinematográficas

Fazer um filme requer atenção a inúmeros detalhes, pois uma produção cinematográfica nada mais é que o conjunto e a sincronia de vários elementos técnicos.

No caso de filmes como “Matrix”, “Planeta dos Macacos”, “Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, e outros demais, conseguimos notar um elemento diferenciado que vem a somar mais ainda nas continuações e enredos dos filmes.

o-olhar-tecnico-das-producoes-cinematograficas-OESTILO6

Esse elemento extra é o que chamamos de “efeitos visuais”, e é uma característica presente em quase todos os filmes de ficção científica.

Filmagens em fundo verde (chroma key), softwares de edição altamente avançados e técnicas puramente fiéis à realidade (no caso do “motion capture”) fazem desse elemento algo primordial na ficção científica, pois no cinema moderno dificilmente conseguimos perceber grandes cenários ou até mesmo dublês.

o-olhar-tecnico-das-producoes-cinematograficas-OESTILO5

Na grande maioria dos casos, as películas são filmadas todas dentro de estúdio, deixando o elemento da fotografia ao total olho clínico de designers e editores gráficos. Não que esses outros profissionais não façam parte do “casting”, pois por serem filmes de grandes orçamentos eles são indispensáveis.

o-olhar-tecnico-das-producoes-cinematograficas-OESTILO3

Um filme é, basicamente, divido em três partes: pré-produção, produção e pós-produção. Contém como base de profissionais: atores (elenco e figurações), diretores (técnicos, de fotografia, de arte, literário e de set), roteiristas e adaptadores, editores, desenhistas gráficos (no caso de ficção científica editores de efeitos especiais gráficos), produtores (inúmeras divisões técnicas), produção executiva, etc.

o-olhar-tecnico-das-producoes-cinematograficas-OESTILO4

Em média, determinadas produções possuem cerca de 200 a 400 profissionais trabalhando em um período de 6 a 12 meses.

Todas as áreas de atuação em um filme de ficção científica devem existir, pois o trabalho é sempre dobrado para alcançar a perfeição. Além de câmeras superpotentes, na qual se pode ter um alcance de mais de 2000 “frames” (fotografias) por minuto, é indispensável a atuação e a edição dos efeitos visuais.

o-olhar-tecnico-das-producoes-cinematograficas-OESTILO1

Essa edição tem que ser sempre acompanhada dos profissionais de softwares, pois geralmente cada produtora tem o seu programa específico, fato que torna o editor gráfico extremante dependente ao engenheiro de sistemas.

o-olhar-tecnico-das-producoes-cinematograficas-OESTILO2

Com todos os elementos hoje presentes nos filmes, conseguimos ver cada vez mais riqueza de detalhes na imagem, isso devido à agilidade e rapidez dos profissionais somado com a tecnologia dos programas de computação gráfica.

 

(Fotos: Reprodução / Internet)