Odontologia Digital

Odontologia Digital

E chegamos na era da Odontologia Digital, onde a informática está cada vez mais presente na Odontologia, auxiliando os dentistas a planejar reabilitações e eliminando técnicas ou passos do tratamento odontológico convencional que estão sujeitas a falhas pelo componente humano ou em decorrência das propriedades dos materiais odontológicos.

A Equipe da Souriez Odontologia faz um resumo de como a tecnologia pode favorecer nos tratamentos odontológicos:

odontologia-digital-OESTILO1

Na Odontologia tradicional, após o planejamento inicial, o dentista prepara e molda os dentes remanescentes do paciente que receberão a cobertura com o material estético e molda utilizando um material em uma moldeira apropriada para esta finalidade. Este molde será enviado para o laboratório, que o preencherá com gesso, obtendo um modelo de trabalho, no qual ele fará um enceramento e a fundição de metais ou cerâmicas que comporão as novas coroas dentárias.

Logo após a moldagem, o dentista instala no paciente próteses provisórias que permanecerão no lugar enquanto o laboratório realiza seu trabalho, que será enviado para algumas avaliações até a cimentação final.

No sistema CAD/CAM, eliminam-se alguns passos clínicos e laboratoriais que podem levar a distorções e a desadaptações de próteses. Mas antes de explicar esta técnica, é importante conhecer o significado das expressões:

CADcomputer-aided design ou desenho assistido por computador

CAMcomputer-aided manufacturing ou manufatura assistida por computador

odontologia-digital-OESTILO4

Quando o dentista opta por utilizar esta tecnologia, ele necessita de recursos especiais como um scanner intra-oral ligado a um software em um computador (CAD) que copiará os dentes preparados e obterá as informações necessárias para a confecção de uma prótese que se adapte aos preparos realizados e aos outros dentes que entrarão em contato com as próteses e as enviará digitalmente para o laboratório.

Aqui, não há a necessidade de moldagem nem de obtenção de um modelo de gesso, pois o técnico em prótese dentária, ao receber estes arquivos, realizará etapas de enceramento e fundição de metais e cerâmicas, que também estão sujeitos a falhas durante a sua execução.

No laboratório, será usado um sistema de fresagem também assistida por computador (CAM) que utilizará as informações recebidas para confeccionar as facetas, coroas e próteses sobre implantes de acordo com o que foi planejado e aceito pelo paciente, desgastando blocos de material até terem a forma planejada com rapidez e precisão superiores ao convencional.

odontologia-digital-OESTILO3

Nesta era de Odontologia Digital, várias vantagens são advindas da técnica CAD/CAM, como a possibilidade de utilizar banco de dados digitais na escolha de cores, textura, formato e tamanho de dentes, incluindo a “cópia” de características de dentes de familiares, além do paciente receber um tratamento estético personalizado, mais rápido e mais preciso.

Equipe Souriez Odontologia
(85) 3458 1660 / (85) 98127 7696

souriez-parceria-o-estilo-05

 

(Fotos: Souriez Odontologia)