Orientações para escolher qual carreira seguir

Orientações para escolher qual carreira seguir

Sim, não, ser não ser, preto ou branco, o que fazer? Qual carreira seguir?

Escolhas são, em sua maioria, difíceis de serem tomadas ainda mais quando é algo mais sério e que não é tão simples quanto pode parecer. Como escolher o que fazer depois de se formar no ensino médio, como um curso de faculdade e qual carreira seguir, por exemplo.

Quando você pensa que ainda é muito jovem e não tem certeza sobre estar fazendo a escolha certa. Isso é comum e é algo enfrentado pela maioria dos adolescentes.

orientacoes-para-escolher-qual-carreira-seguir-OESTILO3

Então, preparei algumas dicas que ajudam na hora de decidir qual curso fazer ou qual carreira seguir.

Terminei o colégio, e agora? Preciso escolher, mas quero escolher bem! Todo mundo quer saber… Calma, alguns profissionais podem ajudar bastante, então a dica número um é procurar um psicólogo, fazer um teste vocacional ou até comprar um guia do estudante.

Procure conhecer bem a si mesmo e aos cursos e carreira que pretende seguir. Com certeza você já ouviu muito isso, mas de fato esse encaminhamento é a melhor forma de escolher uma profissão. Buscar referências e informações com amigos, familiares, amigos dos seus pais e outras pessoas que já estão no mercado de trabalho ou na faculdade é a melhor maneira de saber mais e tirar algumas dúvidas sobre as profissões que você pensa em seguir.

Procure conhecer a área, procure saber mais e veja se aquilo se encaixa com você, conversar com pessoas que estudam ou trabalham na profissão que você tem interesse é a melhor dica, pois às vezes a prática é bem diferente da teoria que imaginamos.

orientacoes-para-escolher-qual-carreira-seguir-OESTILO2

Além disso, Denise Retamal, diretora-executiva da RHIO’S Recursos Humanos e responsável pelo programa de orientação de carreiras “Jobs of the Future”, defende que o estudante, antes de escolher um curso, pense na carreira que deseja para a vida. “Hoje, mais importante do que a profissão é a carreira que você constrói. O mercado pede expertise, que é a soma de conhecimentos multidisciplinares com experiências múltiplas – não necessariamente de trabalho, mas de vida”, diz ela.

E o mais importante é você gostar do que vai fazer, pois tudo fica muito melhor quando você gosta realmente daquela área que está fazendo.

Então, não há problema em arriscar a fazer o que gosta, na verdade é algo ótimo! Escolhas definem destinos, então é importante escolher sim, mas vá com calma, ainda há um longo caminho pela frente e trilhá-lo da melhor forma possível vai te trazer muitas experiências, por isso é tão importante fazer o que gosta, pois o roteiro da sua vida quem escreve, na maior parte da história, é você mesmo!

 

(Fotos: Pinterest)