Os benefícios do Maracujá

Os benefícios do Maracujá

Todas as partes do maracujazeiro e da fruta oferecem benefícios à saúde. Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. “O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel.

100% aproveitável
E não é só a polpa que merece atenção. A casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro oferecem igualmente benefícios. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante. Combate o diabete, os problemas do coração, as enxaquecas, o estresse, a tensão pré-menstrual, os tremores e a obesidade, além de contribuírem para a regeneração celular.

Ele é mesmo calmante?
Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono.

Raio x da planta
Todas as partes do maracujazeiro oferecem benefícios à saúde.

Fotos: Reprodução