Quebrando a Quarta Parede – Técnica ou Improviso do cinema?

Quebrando a Quarta Parede – Técnica ou Improviso do cinema?

Como prometido, citado na resenha do DEADPOOL, hoje falaremos sobre a “quebra da quarta parede” nas telonas, uma expressão incomum nunca vista ou escutada, e o que isso significa.

A quebra da quarta parede significa de modo real uma narrativa nada convencional para o cinema. Em outras palavras pode-se dizer que ela ocorre quando um personagem, que na maioria das vezes é o protagonista, assume o papel de narrar os fatos dando sua cara à tapa, pois conversa diretamente com o espectador.

Curtindo a Vida Adoidado.

Curtindo a Vida Adoidado.

No cinema moderno essa característica tem sido usada por muitos filmes hollywoodianos, como Deadpool, tanto o primeiro quanto o segundo; O Lobo de Wall Street; alguns filmes do nosso conhecido Quentin Tarantino, e até mesmo por filmes nacionais, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Tropa de Elite são alguns exemplos.

O Lobo de Wall Street.

O Lobo de Wall Street.

Um dos principais pontos que caracteriza a aplicação desse recurso pode ser notado através dos questionamentos do personagem ao espectador, induzindo deduções lógicas que geram na narrativa um entendimento claro e expresso. Pode-se dizer que é uma técnica bem arriscada, pois corre o risco de em uma cena mal empregada embaralhar a trama do filme, deixando o roteiro com um olhar mais teatral.

O Senhor das Armas.

O Senhor das Armas.

Segundo muitos pensadores, no cinema não existe certo ou errado, porém alguns filmes ficam eternizados ao quebrar paradoxos cotidianos na forma de como dirigir e produzir um filme.

A quebra da quarta parede ajudou a unir e criar novas ramificações de estéticas cinematográficas, desmistificando fórmulas de como se criar filmes de sucesso, pois a inovação acompanha as novas tendências e criações.

Série House of Cards.

Série House of Cards.

Se tornou comum atualmente vislumbrarmos tramas cada vez mais fora do padrão, onde o mesmo tema passa por diversos pontos de vista. Quer queira quer não, fazer cinema nos tempos de hoje está cada vez mais popular, muito embora os conceitos tenham grandes raízes históricas.

Curtindo a Vida Adoidado.

Curtindo a Vida Adoidado.

Quebrar a quarta parede é um conceito antigo, porém que se encaixa muito na modernidade das novas mídias, as quais se escoram nos conceitos cinematográficos, pois de alguma maneira algo deve ser explicado, cabe ao criador decidir que forma uma boa trama se desenvolverá.