A Representação do Esporte Tênis no Cinema

A Representação do Esporte Tênis no Cinema

Se estamos acostumados a entrar nesse portal a cada quinze dias e ler as resenhas cinematográficas apresentadas, fica muito claro o nosso posicionamento e a nossa paixão por cinema. Agora, se você além de fã de filmes é declaradamente fã do esporte tênis, não poderá deixar de assistir ao grande duelo “Borg VS. McEnroe“, e se ainda não for fã desse esporte maravilhoso, com certeza irá se tornar um.

O filme, baseado em uma história real, estreou no Brasil nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, e tem como grande ênfase a frase “muito além do esporte”. Talvez algo que remeta não somente ao duelo em si, mas também as situações adversas e propicias que o jogo e a vida nos proporcionam, pois jogar tênis sempre será um desafio dos grandes para qualquer atleta que queira se submeter ao esporte.

representacao-do-esporte-tenis-no-cinema-OESTILO1

Com atuações magníficas de Sverrir Gudnason (interpretando o jogador sueco Bjorn Borg) e também do famoso e polêmico Shia LaBeouf (interpretando o também polêmico jogador americano John McEnroe), a produção não se limita somente a rivalidade entre ambos. Mesmo os dois jogadores sendo os melhores da década de 80 e tendo o peso de disputar a final do maior e mais glorioso torneio do mundo, o de Wimbledom, o filme mostra a fundo a realidade do esporte, o sacrifício da vida de um atleta e os maiores desafios por qual eles passam.

representacao-do-esporte-tenis-no-cinema-OESTILO3

Para muitos, somente mais um filme que aborda o tênis, entre os tão poucos que existem. Para outros, a glória de uma perfeita representação dirigida pelo sueco Janis Metz. Pode-se perceber durante todo o filme os perfeitos aspectos técnicos e a fiel reprodução do que o jogo representa na vida dos que o cercam. É visível que os produtores e envolvidos foram atingidos pelo o amor e pela essência do jogo, pois, para quem joga, a reprodução dos movimentos e a sincronia pela qual são transmitidas nas cenas acabam por parecer exatamente como desejado pelo próprio diretor.

representacao-do-esporte-tenis-no-cinema-OESTILO4

Não se sabe ao certo a grande intenção de se exibir o filme, mas como espectadores deveríamos sempre exigir produções fiéis como essa. Difícil é amar o esporte e não poder revelar os seus segredos, pois nesse caso fica ao critério dos fãs.

(Vídeo: Reprodução / YouTube Ingresso.com)

(Fotos: Reprodução / Internet)