Saúde bucal e Medicina

Saúde bucal e Medicina

A gengiva representa algumas estruturas que protegem e isolam o dente do meio ambiente externo, impedindo que alimentos penetrem abaixo desta e atinjam o osso que sustenta os dentes, além de contribuir para a estética do sorriso.

saude-bucal-e-medicina-OESTILO1

Quando há acúmulo de placa bacteriana nos dentes por um período superior a 24 horas, inicia-se um processo inflamatório, pois a aderência gengival é permeável a uma série de produtos produzidos pelo metabolismo bacteriano que levam a esta resposta imunológica.

É neste momento que aparece o sangramento gengival, um sinal clínico de que existe uma inflamação, mesmo que a gengiva tenha um aspecto superficial de normalidade. Este sangramento pode ser perceptível durante a escovação, uso do fio dental ou quando o dentista faz um exame chamado sondagem, que é indolor e só provoca sangramento quando há processo inflamatório. Em situações de saúde, não há sangramento durante o exame.

saude-bucal-e-medicina-OESTILO2

Quando não tratada, a gengivite evolui para uma condição clínica chamada de periodontite, antigamente denominada de piorreia, em que o osso de sustentação é reabsorvido e os dentes passam a ter mobilidade acentuada, sendo muitas vezes extraídos.

A gengivite e a periodontite são classificadas genericamente como doenças periodontais (peri = ao redor de) e além desta consequência para a saúde bucal, podem também afetar um indivíduo sistemicamente, pois há possibilidade de penetração destas bactérias ou de produtos liberados na inflamação na corrente sanguínea quando há inflamação gengival, afetando outros órgãos do corpo.

saude-bucal-e-medicina-OESTILO3

Infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, descontrole de diabetes, doença de Alzheimer, bebês prematuros ou de baixo peso, artrite reumatoide, pneumonias e endocardite bacteriana são exemplos de condições médicas influenciadas pela situação odontológica.

E se avaliarmos bem, esta relação é óbvia. Gengiva, dentes e o osso de sustentação fazem parte do mesmo organismo. As condições médicas afetam as doenças odontológicas e são afetadas por estas últimas. E é neste contexto que a Odontologia merece destaque cada vez maior na área de saúde, pois dentes não devem ser apenas funcionais e estéticos, devem estar saudáveis também!

Equipe Souriez Odontologia
(85) 3458 1660 / (85) 98127 7696

souriez-parceria-o-estilo-05

(Fotos: Equipe Souriez Odontologia)