Tipos de próteses que podem ser colocadas para substituir um dente perdido

Tipos de próteses que podem ser colocadas para substituir um dente perdido

Os dentes podem ser removidos por estarem com cáries extensas, fraturas, infecções no interior dos canais radiculares ou mobilidade associada à periodontite e em condições que o dentista julgue não ser possível restaurar ou eliminar a infecção.

A perda de um ou mais dentes levará a uma série de consequências para o sistema mastigatório, desde o envolvimento estético quanto a modificações no posicionamento dos outros dentes, pois a ausência de um dente leva a inclinações dos elementos dentários vizinhos ou a extrusão do antagonista.

Então, é importante que os dentes que antes tinham função mastigatória sejam repostos o mais rápido possível.

Existem três tipos de próteses que podem ser realizadas, as coroas fixas sobre dentes, as coroas fixas sobre implantes e as próteses removíveis, tanto as parciais como as totais.

tipo-de-proteses-que-podem-ser-colocadas-para-substituir-um-dente-perdido-OESTILO2

Próteses fixas sobre dentes

As próteses fixas sobre dentes são confeccionadas desgastando-se os dentes vizinhos ao dente que foi extraído para que seja instalada uma prótese com três elementos, o que antigamente denominava-se de “pontes”. Para mais de um dente perdido, mais dentes deverão ser desgastados. E esta é a grande desvantagem: para repor um ou alguns, desgastam-se vários outros! Além disso, quem perde dentes extremos não pode receber esta prótese, por não ter um apoio posterior para este tipo de reabilitação.

Próteses móveis

As próteses móveis, sejam parciais ou totais, já denominadas anteriormente de bridge ou dentaduras, respectivamente, apresentam uma série de desvantagens em relação às próteses fixas, pois favorecem a reabsorção do osso remanescente que circundava os dentes perdidos. Além disso, não levam a mesma eficiência mastigatória que as próteses fixas, nem sempre são satisfatórias do ponto de vista estético ou não apresentam estabilidade e retenção adequadas. Do ponto de vista psicológico e social, o uso de próteses que necessitam serem removidas para a higienização não é uma opção aceita por muitos pacientes.

Próteses fixas sobre implantes

A alternativa que apresenta maiores vantagens do ponto de vista psicológico, estético e funcional são as próteses fixas sobre implantes. Neste tipo, numa primeira fase, são instalados os pilares chamados de implantes em um planejamento de distribuição que dependerá da quantidade de dentes perdidos e da estrutura óssea remanescente e depois, numa segunda fase, as próteses ou coroas sobre estes implantes são instaladas.

Embora sejam duas fases distintas, o intervalo entre a colocação dos implantes e das próteses é variável, podendo haver planejamentos para cargas imediatas, em que a função mastigatória é restabelecida imediatamente ou em até 72h após; cargas precoces em que implantes com superfície modificada são instalados e a cicatrização óssea acontece de forma mais rápida que nos implantes convencionais ou a carga convencional, em que é necessário um período maior de espera para que haja a osseointegração, e só então os implantes receberão cargas da mastigação.

tipo-de-proteses-que-podem-ser-colocadas-para-substituir-um-dente-perdido-OESTILO3

O tipo de reabilitação mais adequada para quem perdeu um ou mais dentes depende das condições clínicas e radiográficas dos dentes remanescentes e da estrutura óssea, assim como das preferências do paciente, que pode optar por um dos planejamentos propostos pelo profissional.

Para finalizarmos, destacamos que a remoção do dente deve ser realizada o mais rápido possível se for constatada impossibilidade de restabelecer sua saúde e a reabilitação protética, de preferência por próteses fixas sobre dentes ou implantes, que também deverá ocorrer o mais rápido possível para evitar a necessidade de reconstrução óssea antes da reabilitação, o que aumenta a complexidade do tratamento odontológico.

Equipe Souriez Odontologia
(85) 3458 1660 / (85) 98127 7696

souriez-parceria-o-estilo-05

 

(Fotos: Reprodução / Shutterstock)