Viagem com Estilo a Abu Dhabi

Viagem com Estilo a Abu Dhabi

Hoje escrevo sobre uma cidade que me encantou e que me deixou com muita vontade de voltar em breve… A maravilhosa Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, que ao contrário do que a maioria das pessoas pensam não é Dubai.

Ela faz parte do Emirado de Abu Dhabi, vamos entender um pouco do que é um emirado e seu governante. Emirado é como um Estado, o de Abu Dhabi ocupa 85% do território nacional e detém 94% das reservas de petróleo do país, o equivalente a 11% das reservas mundiais, fato que faz deste emirado o mais rico e lhe confere também importância política.

Seu Sheikh, Mohammed bin Zayed bin Sultan Al Nahyan (@MBZPhotos), nascido em 11 de março de 1961, terceiro filho do xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan, foi o principal arquiteto dos sete Emirados Árabes Unidos, era o governante de Abu Dhabi e foi presidente da união de emirados durante mais de 30 anos. Ele faleceu em 02 de novembro de 2004, com sua terceira esposa, Sheikha Fatima bint Mubarak Al. A religião Muçulmana permite o homem ter vários casamentos com mulheres, onde o que se presenteia a uma mulher tem que presentear as demais.

Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, iniciou uma corrida pela realização de projetos mirabolantes se tornando cada vez mais cosmopolita e futurista.

Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, iniciou uma corrida pela realização de projetos mirabolantes se tornando cada vez mais cosmopolita e futurista.

A população deste Emirado passa um pouco de 1,6 milhão, sendo composta por apenas 20% de Emirates (ou nativos) e o restante por expatriados, estrangeiros que vieram buscar oportunidade na terra dos Sheikhs.

O governo de Abu Dhabi não mede esforços em fomentar o desenvolvimento turístico e cultural da cidade. Na tentativa de se espelhar em Dubai, sua vizinha que fica a uma hora de distância, Abu Dhabi iniciou uma corrida pela realização de projetos mirabolantes se tornando cada vez mais cosmopolita e futurista. Alguns deles já estão prontos, virando atrações turísticas indispensáveis.

Sheikh Zayed Grand Mosque

A famosa Mesquita Branca de Abu Dhabi, onde tudo é grandioso.

A famosa Mesquita Branca de Abu Dhabi, onde tudo é grandioso.

A famosa Mesquita Branca de Abu Dhabi, onde tudo é grandioso, é um dos lugares mais bonitos que conheci no mundo. Lá está o maior tapete persa do mundo e muitos adornos de ouro, onde as mulheres só podem entrar de Burca (vestimenta preta feminina onde não se pode mostrar contornos do corpo nem os cabelos). O local possui capacidade para 40mil adoradores, 82 cúpulas, mais de mil colunas e lustres dourados de ouro 24 quilates. No salão principal de oração fica um dos maiores lustres do mundo – 10 metros de diâmetro, 15 metros de altura e pesando doze toneladas.

A primeira cerimônia da mesquita foi o funeral de seu homônimo, Sheikh Zayed, que está enterrado no local. Suas piscinas refletoras cercam a mesquita, ampliando sua beleza. As cores brancas e douradas marcantes brilhando ao sol são transformadas durante a noite por um sistema de iluminação único, que reflete as fases da Lua.

Emirates Palace Hotel

O imponente Emirates Palace Hotel possui uma belíssima arquitetura.

O imponente Emirates Palace Hotel possui uma belíssima arquitetura.

O Emirates Palace Hotel é um imponente hotel de Abu Dhabi que fica às margens do Golfo Pérsico, com uma belíssima arquitetura e instalações para qualquer um se sentir o próprio Sheikh Árabe, desde quando adentra suas portas até suas suítes com mordomos 24h para melhor lhe servir a partir do momento que você acorda até o momento em que você cair no sono.

Além disso, possui ainda um restaurante de cardápio variado, com entradas até o cappuccino de sobremesa coberto com ouro em pó. Fiquei boquiaberto quando cheguei lá e me deparei com vários carros, desde Ferrari a MacLaren. Tudo nele é de ouro, é de dar câimbra no maxilar…

Que tal um cappuccino coberto com ouro em pó de sobremesa?

Que tal um cappuccino coberto com ouro em pó de sobremesa?

Ferrari World

Já imaginou andar na montanha-russa mais veloz do mundo que acelera de 0 a 240km/h em menos de 5 segundos ou participar de um simulador de última geração de Fórmula 1 e disputar com seus amigos em tempo real quem será o grande ganhador? E fazer um voo sobre a região da Toscana Italiana em um simulador e tirar fotos ao lado de carros de corridas da Ferrari? No Ferrari World isso tudo é possível.

O Ferrari Worldé um parque temático que conta com atrações para todas as idades.

O Ferrari Worldé um parque temático que conta com atrações para todas as idades.

São tantas coisas para fazer, e não importa a idade, pois tem atração para todos. E o parque todo é climatizado, isso mesmo, não é porque está no deserto que vai estar debaixo do Sol (exceto as montanhas-russas). Segue link para quem quiser ver um pouco mais desse parque de adrenalina: http://youtu.be/fBigggu8GKk.

O parque possui diversas atrações que eu poderia passar horas aqui falando, como o Heritage Village, Marina Mall, Corniche Abu Dhabi, Yas Marina Circuito de F1 e Yas Marina Hotel.

Abu Dhabi é apaixonante e um destino que com toda a certeza do mundo você tem que conhecer, pois só indo e vivenciando tudo isso para sentir o que eu sinto ao descrevê-la.

A montanha-russa mais veloz do mundo fica no Ferrari World.

A montanha-russa mais veloz do mundo fica no Ferrari World.

Importante saber para quem vai aos Emirados:

Cia aérea: A Cia aérea que te leva com conforto, segurança e pousa direto em Abu Dhabi é a Etihad, com voos saindo do Brasil de Guarulhos (SP) diariamente.

Bebidas Alcoólicas: Há uma variedade enorme de opções de vinhos, cervejas e todos os tipos de drinks nos hotéis e restaurantes de Dubai, Abu Dhabi e Doha. No entanto, os restaurantes situados fora dos hotéis não têm permissão para servir bebidas alcoólicas. Vale lembrar que no território dos Emirados Árabes menores de 21 anos não têm permissão para consumir bebidas alcoólicas de maneira alguma.

Vida noturna: A vida noturna em Dubai, Abu Dhabi e no Qatar é bem animada e variada. Há bares, cafés e danceterias com bandas tocando ao vivo e DJ´s de grande renome internacional, sempre dentro dos hotéis. Os bares vão de sofisticados lounges até os mais normais e tradicionais pubs irlandeses. Há excelentes boates típicas da região do oriente médio com shows de música árabe ao vivo e os turistas têm a oportunidade de fazer contato com a produção musical e cultural da cidade.

Clima: Entre novembro e abril a temperatura da região é agradável, por volta dos 25 aos 30 graus. Durante o Verão, de maio a outubro, ultrapassam facilmente os 40 graus.

Para entrar na Mesquita as mulheres precisam usar Burca.

Para entrar na Mesquita as mulheres precisam usar Burca.

Roupas Ideais: Os Emirados Árabes Unidos não têm regras muito rígidas com relação ao vestuário, mas pelo fato de serem países islâmicos recomenda-se o uso de roupas mais recatadas. Roupas de banho são aceitáveis nas piscinas dos hotéis e nas praias. Roupas bem leve de verão são adequadas para a maior parte do ano. Casacos e agasalhos leves também são recomendados, especialmente no período de inverno, ao cair da noite. Mas o que se torna indispensável é o uso dos chapéus, óculos escuros, protetor solar de alto fator de proteção e hidratar-se bastante, visto que, além de quente, o clima é bem seco. Porém, nas Mesquitas as mulheres têm que entrarem de Burca.

Hora Local: Em Abu Dhabi o fuso horário é em média 7 horas a mais que o horário oficial do Brasil (Brasília GMT+3) em função do Fuso Horário de Verão em cada país.

Voltagem: A voltagem usada nos Emirados Árabes e no Qatar é 220/240v. A grande maioria das tomadas já é de 3 pinos, porém grande parte dos hotéis disponibiliza adaptadores de 2 pinos sem problema.

Transportes: Os táxis são a maneira mais comum e mais prática de se locomover. Os veículos podem ser encontrados fora de shopping centers, hotéis e nas ruas de movimento comercial ou empresarial. Além dos táxis, as duas principais cidades dos Emirados Árabes Unidos possuem uma rede de linhas de ônibus que cobre todas as áreas dentro da cidade. Dubai ainda dispõe de um moderno metrô, que fica convenientemente localizado.

O que você tem que saber sobre o RAMADÃ:

A Mesquita Branca possui muitos adornos de ouro.

A Mesquita Branca possui muitos adornos de ouro.

O Ramadã é o mês sagrado em que os muçulmanos comemoram a revelação do Sagrado Alcorão e todos os muçulmanos devem fazer jejum, desde o amanhecer até o anoitecer. Nesse mês, é estritamente proibido comer, beber ou até mesmo fumar em lugares públicos durante o dia. Bebidas alcoólicas também não são servidas durante o dia, mas estão disponíveis logo após o pôr do sol para os não muçulmanos.

O entretenimento ao vivo e música alta em casas noturnas e danceterias são proibidos. Com relação ao vestuário, se faz necessário o uso de roupas recatadas em público. A maioria das empresas e lojas abre apenas por algumas horas durante a manhã e reabrem normalmente logo após o pôr do sol, geralmente até após a meia noite. O pôr do sol marca exatamente o fim do jejum, quando os familiares e amigos se juntam para desfrutar das refeições.

O Ramadã dura aproximadamente 30 dias e as datas não são fixas. Por isso, vale sempre consultar seu Agente de Viagens para saber sobre as datas corretas.

Informações aos viajantes:

Andando nas ruas é possível ver prédios moderníssimos.

Passeando pelas ruas é possível ver prédios moderníssimos.

Idioma: Árabe

Moeda: Dirham dos Emirados

Como ligar para o Brasil: Os serviços de telecomunicações são excelentes, tanto nacionais como os internacionais. Há um eficiente sistema e discagem direta internacional na maioria dos hotéis e cafés com acesso a internet espalhados por toda a cidade. Cartões telefônicos estão facilmente disponíveis nas lojas e podem ser utilizados na maioria dos telefones púbicos. O único inconveniente é o fato de não ser permitido o uso de comunicação via rádio. A Embratel não tem um acordo de operação com os Emirados Árabes nem com o Qatar para ligação DDI a cobrar

Visto: Os visitantes Brasileiros devem solicitar visto de Turista antes de embarcarem aos Emirados Árabes Unidos. Sua agência de viagens e/ou operadora tem condições de ajudar com os trâmites para obtenção dos vistos tanto de turismo como trabalho. Pessoas com passaporte com carimbo de entrada em Israel podem ter problemas para entrar nos Emirados Árabes. É aconselhável que o passaporte tenha validade mínima de 06 meses

Saúde: Para entrar nos Emirados é obrigatório o certificado de vacinação internacional com a vacina de febre amarela obrigatória, ela tem que ser tomada até 10 (dez) dias antes do embarque. O seguro de viagem é indispensável, pois o governo só dá subsídios a Emirates (nativos).

Embaixada Oficial dos Emirados Árabes Unidos no Brasil:
SHIS QI 05 CHÁCARA 54 – Lago Sul
Brasília / DF
CEP: 71600-580
Telefone: 00 55 61 3248 0717
http://www.uae.org.br
E-mail: consulado@uae.org.br

 

*Todas essas informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.
Procure sempre seu agente de viagens para que sua viagem seja um sucesso.

viagem-com-estilo-a-abu-dhabi-oestilo13

(Fotos: Reprodução / Víctor Costa)