Viagem com estilo ao Atacama

Viagem com estilo ao Atacama

Vou falar hoje de uma experiência maravilhosa que tive ao visitar San Pedro de Atacama, um deserto espetacular que fica no norte do Chile. Foi uma viagem inesquecível, pretendo voltar em breve. Como comento entre amigos sobre essa viagem, alguns sempre me cobraram escrever um pouco sobre o destino, conhecido como “o deserto mais árido do mundo”, e dar dicas de hotéis e o povoado.

Tudo se inicia chegando por Santiago do Chile, pernoitei a primeira e última noite em Santiago, peguei um voo para Calama. O Aeródromo de Calama é simples, porém muito organizado. É inacreditável a beleza das montanhas e o aeroporto no meio do nada. A caminho de San Pedro de Atacama, que fica a 100km e a 1:30 de viagem, vemos três vulcões ao lado esquerdo que ficam a mais de 6mil metros de altura.

viagem-com-estilo-ao-atacama-OESTILO1

O hotel que fiquei foi o Kunza, muito bom assim como o serviço. A primeira coisa a fazer é o chá de coca para a aclimação, eu que estava morrendo de medo, segui os passos direitinho e não senti nada, nem ao menos uma dorzinha de cabeça.

O legal daqui que os postes da estrada são abastecidos por energia solar e a pista é muito bem sinalizada.

O povoado é bem simples e rústico, mas muito bonito e aconchegante, o hotel oferece transportes. Tem lojinhas e todas aceitam cartões, tem casa de câmbio, mercadinhos onde me abasteci de água e comidas rápidas.

Farmácia, restaurantes, cafés e a praça ao lado da igreja branca tem Wi-fi de graça, assim como no hotel, e pasmem, é melhor do que a de Fortaleza. Tem que ter uma boa máquina e registrar TUDO.

viagem-com-estilo-ao-atacama-OESTILO3

*Dicas de hotéis:

– KUNZA
Hotel maravilhoso, cozinha internacional perfeita, atendimento fenomenal, quartos amplos e aconchegantes. Achei interessante que meu banheiro tinha uma parte que dava para tomar banho a noite observando o céu estrelado. É indescritível.

Meu pacote incluía passeios, mas o hotel, além de Wi-fi, conta também com transporte para o povoado, all inclusive.

– ALTO ATACAMA
Com transportes, classificado como o melhor, próximo ao parque arqueológico, 42 quartos, reutiliza água para jardim, Wi-fi gratuito. Pacotes Premium com tudo incluso, desde transportes, todas as refeições e excursões.

viagem-com-estilo-ao-atacama-OESTILO8

– ALTIPLANICO
Sem transportes para o povoado, Wi-fi só na recepção. Rústico, porém bem simpático, pois guarda a forma da aldeia inicial do povoado.

– KIMAL
Bem central e bom, com Wi-fi, porém quartos simples.

– LA CASA DE DON TOMAS
Mais com cara de hotel, com Wi-fi e funcionários receptivos.

– EXPLORA
Uma estrutura muito boa e chic. Hotel de aventura, pois oferece muitas atrações, Wi-fi na recepção, transportes a parte.

– TIERRA ATACAMA
Maravilhoso, tem suíte familiar com 3 quartos e 3wc. Uma vista perfeita, Wi-fi gratuito, transporte para o povoado, próximo ao povoado, ideal para quem procura qualidade e sofisticação.

viagem-com-estilo-ao-atacama-OESTILO15

*Dicas de passeios:

– PASSEIO CHAXA Y TOCONAO
Passamos pela cidade de Toconao, onde visitamos a iglesia de San Lucas, onde a porta da torre do sino e o apoio da iglesia são feitos de madeira de cactos.

Andamos mais um pouco e chegamos em um Salar que vemos os flamingos. Esse passeio tem lanche incluso e um pôr do sol belíssimo, assim como o tom rosado na cordilheira e a lua maravilhosa. Voltamos por volta das 19:30 horas.

– VALLE DEL ARCOIRIS:
Fazemos uma caminhada entre rochas belíssimas com tom e cores variadas. É encantador! Nossa guia tem água com e sem gás para oferecer ao grupo.

viagem-com-estilo-ao-atacama-OESTILO6

– GEISERS DEL TATIO
Um passeio muito bonito com direito a acordar cedo, ir de carro por 2h para mais de 4200 metros de altitude. Este só pode ser feito depois que estamos aclimatados por alguns dias em San Pedro de Atacama. Tomamos café nos Geiseres a um frio ARREPIANTE de “-14C”. Lembrando que lá não pode fazer movimento brusco, pois ficará tonto devido à altitude.

Não importa o quanto esteja agasalhado, ainda é pouco, mas é um espetáculo natural muito bonito.

Aeródromo de Calama tem sala vip com Wi-fi para alguns cartões de credito. A Sky Airline pode despachar bagagem de até 20 kg e 5 kg para bagagem de mão. O voo das 22h faz escala em Antofagasta na volta para Santiago.

viagem-com-estilo-ao-atacama-OESTILO9

 

O que não pode deixar de levar:
– Protetor solar;
– Hidratante para pele, rosto e boca;
– Hidratante nasal (Rinosoro, neosoro – spray);
– Garrafa de água;
– Máquina fotográfica;
– Passaporte/RG.

viagem-com-estilo-ao-atacama-OESTILO4

 

Informações aos viajantes:
Idioma: Espanhol.
Moeda: Peso Chileno.
Como ligar para o Brasil: 800.360.220
Visto: Não precisa de visto para brasileiros – Uso de Passaporte ou RG (acordo Mercosul).
Saúde: Não é obrigado, porém indico nunca viajar sem um seguro viagem/saúde.
Hora Local: no momento igual a de Brasília (podendo variar em uma hora a menos)
Voltagem: 220V e as tomadas, na maioria, são do padrão C, isto é, com duas entradas redondas.
Vacinas:
Não é exigida nenhuma vacina para brasileiros que pretendem visitar o Chile, mas indico sempre viajar com a de Febre Amarela com antecedência mínima de 10 dias do embarque e portar o cartão internacional da Anvisa.

Embaixada do Chile no Brasil:
Endereço: SES – Quadra 803 – Lote 11, Setor de Embaixadas Sul
Asa Sul, Brasília – DF, 70200-050
Telefone: (61) 2103.6100

Peça a seu agente de viagens para programar uma viagem ao Deserto do Atacama em suas próximas férias, tenho certeza que não irá se arrepender de nenhum centavo gasto.

*Todas essas informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

Pareciros ATUAIS