Viagem com Estilo aos encantos de Pernambuco

Viagem com Estilo aos encantos de Pernambuco

Está cada vez mais comum viajar de carro por estados próximos e assim aproveitar tudo o que o caminho possa oferecer. Visando essa nova prática e aos pedidos que recebi de lugares bons para viajar dentro do Brasil, resolvi falar um pouco das praias do Pernambuco, para quem quiser variar um pouco e que são possíveis chegar de carro, sem ser muito longe do Ceará.

Visitar o Pernambuco é sempre maravilhoso. Como em Fortaleza, o sol dá seu ar da graça durante quase o ano todo, fazendo de lá um lugar que nós brasileiros devemos nos orgulhar e divulgar por todo o mundo a beleza e encanto que o Estado pode nos proporcionar.

As praias são de uma beleza sensacional e listar as mais bacanas foi bem difícil, mas realmente estas são imperdíveis e você deve conhecer:

Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros.

Praia dos Carneiros.

A Praia dos Carneiros é considerada uma das mais famosas do Brasil e se destaca pelas águas claras e mornas, com arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa. É uma praia com muitos coqueiros e alguns estabelecimentos legais, como Bora Bora e Ariquindá.

Além do visual belíssimo, a Praia dos Carneiros permanece rasa por um longo trecho de areia – por isso é possível ir caminhando até a área das piscinas e as crianças podem brincar no mar sem muito perigo.

Comparado com as piscinas de Porto de Galinhas, Carneiros é bem menor. As piscinas de Carneiros são pequenas, mas têm vários peixinhos. Aproveite sua ida até Carneiros para caminhar e conhecer a região. Próximo à praia fica uma igrejinha simpática e pode-se ter um visual lindíssimo da região onde o mar encontra o rio.

Igrejinha na beira do mar em Praia dos Carneiros.

Igrejinha na beira do mar em Praia dos Carneiros.

São várias as opções para chegar a essa praia. Quem está de carro pode ir diretamente até lá ou descer no Píer de Guadalupe e contratar um barco para levar até a praia (R$ 20). Contratando um barco, considere fazer um passeio mais completo (R$ 35), além de incluir uma volta no mangue e paradas no banco de areia e na praia de Guadalupe, de onde muita gente tira argila para passar no corpo. Caso queira utilizar o barco para chegar até Carneiros, indicamos os barqueiros Napoleão e Ivaldo, que são gente boa!

Outra alternativa muito utilizada para conhecer Carneiros são os passeios oferecidos por agências turísticas. Apesar do preço atrativo, fique atento, pois nem sempre os passeios deixam os turistas na melhor localização da praia. Vale mais a pena ir por conta própria e conhecer todos os atrativos da região do que se ater à programação das empresas turísticas.

Pontal do Cupe

Pontal do Cupe.

Pontal do Cupe.

Pontal do Cupe é uma parte da Praia do Cupe, em Porto de Galinhas, onde as águas são bem mais tranquilas que os outros trechos dessa mesma praia. Praia de areia batida, mas de uma beleza toda particular. Em toda sua extensão os famosos arrecifes formam piscinas naturais recheadas de peixinhos que encantam a todos. Sua moldura de fundo são os coqueiros com formatos belos e engraçados. É uma praia visitada por famílias com crianças devido à tranquilidade das ondas e que conta com estrutura básica, oferecida por uma barraca de praia.

Muro Alto

Muro Alto.

Muro Alto.

Sem dúvida alguma é naquela pequena extensão de praia onde ficam os melhores e mais charmosos hotéis e resorts de todo Pernambuco, e claro que para tudo isso se instalar por lá o giro é em torno da belíssima praia de águas calmas e de um verde que eu não saberia descrever de tão lindo. Coladinho com Porto de Galinhas, muitos até se confundem de onde estão.

Muro Alto está protegida por um grande arrecife durante a maré baixa e a água fica retida, deixando-a parecida com uma piscina. Suas águas são cristalinas e praticamente sem ondas, ideais para iniciantes em esportes náuticos. É uma praia rasa, com águas mornas e indicada para quem viaja com crianças por não oferecer grandes riscos aos pequenos.

Nannai Resort & Spa - Muro Alto.

Nannai Resort & Spa – Muro Alto.

Muro Alto pode não ser a praia mais bonita de Pernambuco, mas certamente oferece comodidade. Relaxar em suas águas calmas e límpidas é delicioso. Um local legal para ficar é a Barraca da Ana, que tem cadeiras, bebidas e guarda-sóis.

É nessa praia que ficam alguns dos melhores resorts do Brasil, como Nannai, Beach Class, Summerville. Portanto, quem se hospeda em vários desses resorts ganha de presente uma visão de Muro Alto todos os dias ao acordar. Um lugar que vicia e te faz querer voltar logo.

Nannai Resort & Spa - Muro Alto.

Nannai Resort & Spa – Muro Alto.

Algumas praias de Fernando de Noronha são fascinantes, não as listei aqui por não poder ir de carro… Mas essas são as praias mais encantadoras no estado do Pernambuco, em minha opinião, espero que seja a de vocês também, depois que estiverem por lá.

rodape-pareciros-atuais

 

(Fotos: Reprodução)