Viagem com estilo a Estocolmo

Viagem com estilo a Estocolmo

Estocolmo é a capital da Suécia, mas é também conhecida como sendo a Capital da Escandinávia. A cidade é um arquipélago composto por 14 ilhas e o mais incrível do local é que ele se modifica completamente durante as estações de inverno e verão. Incrível visitar a cidade nos dois períodos.

Por isso que falo que a cidade de Estocolmo tem definição de cidade exótica, em que muda completamente em suas estações. Na transição de outono para inverno as árvores ficam completamente sem folhas com um ar sombrio e melancólico. Já aos primeiros raios de sol mais quentinhos da primavera, todo o gelo se derrete e a cidade volta a ficar cheia de cores, em uma sintonia tão bacana que até as pessoas vão ficando mais alegres.

O sol aquece, a neve derrete, as árvores ganham flores e vida e as pessoas são contagiadas por essa dança da natureza. Passeios de barco, churrasco no parque, mergulho nos lagos são só algumas das atividades para se fazer em Estocolmo no verão.

Estocolmo.

Estocolmo.

O transporte mais utilizado é o Tunnelbanan (metrô), que tem 3 linhas, 7 direções e 100 estações. Com ele dá para ir a todos os cantos da cidade, mesmo à noite, já que Estocolmo é uma das cidades mais seguras do mundo. Caso a localidade que pretende visitar não esteja dentro daquelas atendidas pelo T-banan, com certeza terá conectividade com tvarbanan (tram), pendeltåg (trem urbano), ônibus ou ferry. Esses transportes suprem as localidades onde as linhas de T-Banan não passam e com o mesmo bilhete é possível utilizar os diferentes meios de transporte em um intervalo de 1h30min.

Além de funcional, o metrô de Estocolmo tem outra particularidade, as estações foram transformadas em galerias de arte. A intervenção para embelezar as estações foi desenvolvida por 140 artistas que utilizaram as rochas naturais das paredes, metais, azulejos, estátuas e afrescos para transformar a espera do metrô em uma atividade mais agradável, a sensação é de estar pegando o transporte dentro de um museu.

Outro meio de transporte bem comum na cidade é a bicicleta. O trânsito em Estocolmo é bem amigável entre pedestres, ciclistas e motoristas. Todos respeitam as sinalizações e andam tranquilos nos seus devidos lugares, super bem sinalizados nas vias.

Estação de metrô.

Estação de metrô.

O que visitar em Estocolmo:

Os suecos vão a todos os eventos culturais da cidade: teatros, museus, shows e espetáculos estão sempre lotados. Fique atento à agenda de shows ou espetáculos da cidade. Em 2013, por exemplo, apresentaram-se em Estocolmo o Cirque Du Soleil, Bon Jovi, Pink, Iron Maiden, The Killers, entre outros… Em 2014 teve Robbie Williams, Metallica, David Guetta, The Rolling Stones, James Blunt e Lady Gaga!

Vasa Museet: É um museu histórico temático que foi construído para abrigar o imponente Navio Vasa, que naufragou em 1628 e foi encontrado 303 anos depois praticamente intacto. Ele foi construído para ser o maior navio de guerra da Suécia, mas naufragou a poucos quilômetros do porto em sua viagem inaugural. Eu não sou mau, mas fico imaginando a cara do Rei da época vendo o navio afundar.

Vasa Museet.

Vasa Museet.

Skansen Museet: O Skansen é um museu ao ar livre que foi fundado com o objetivo de representar o estilo de vida rural da Suécia e para preservar a cultura local e tradicional do País. Esse museu tem hoje cerca de 150 réplicas de casas típicas como ainda um zoológico onde podemos observar alguns animais típicos da região. Em minha opinião a melhor época para se visitar o Skansen é na primavera e no verão, por um simples motivo: é uma grande área ao ar livre e acho difícil ter disposição para ver tudo isso no inverno, quando a temperatura estiver em -10C.

Gondolen: O Gondolen é um restaurante/bar que fica no alto do elevador Katarinahissen. O lugar tem uma vista incrível para Gamla Stan, a parte histórica da cidade, e no verão este é o spot perfeito para ver o pôr do sol. Ainda no verão, quando os dias são mais longos, pode-se apreciar o entardecer por volta da meia noite. O Gondolen tem três ambientes, a sala de jantar, o bar e ainda um workshop gastronômico diretamente na cozinha, onde é possível apreciar uma refeição ao mesmo tempo em que os chefs a preparam e dão dicas valiosas sobre a culinária tradicional sueca, que é a especialidade da casa.

Skansen Museet.

Skansen Museet.

A gastronomia sueca é baseada em pratos de peixe, sendo o salmão, o arrenque e o bacalhau os tipos mais consumidos. Outro fato interessante é que os suecos apreciam muito a combinação doce/salgado e por isso as refeições são sempre acompanhadas por geleia de algum tipo de berry, o mais comum é a geleia de lingonberry. O Gondolen fica em Stadsgården, número 6, e para chegar lá a estação de metrô mais próxima é a de Slussen.

Curiosidades sobre Estocolmo:

1 – A Suécia faz parte da União Europeia, mas não aderiu a Zona Euro. A moeda oficial é a Coroa Sueca, o valor de 10 SEK (Svenka Kronor) equivale a aproximadamente 1€. Confira a cotação EUR-SEK antes da viagem.

2 –  Para entrar em casa, além de tirar casacos, cachecol e chapéu, também se deve tirar os sapatos. O mesmo vale se entrar na casa dos outros! Ninguém quer limpar a neve ou outra sujeira que o seu sapato trouxe da rua, certo? Além da casa, esta regra aplica-se a locais públicos como: academia, escolas e centros de saúde, todo mundo deixa os sapatos na entrada.

Restaurante Gondolen.

Restaurante Gondolen.

3 – O horário de jantar dos suecos é entre 17h e 18h. O que se justifica já que no inverno à noite começa entre 15h ou 16h.

4 –  O cumprimento é um aperto de mão e um olhar profundo nos olhos das pessoas com a entonação do seu nome. Nada de dois beijinhos e abraços.

5 – Todos andam de metrô, até mesmo os políticos. Ninguém quer perder cerca de 45 minutos nos semáforos e trânsito, sem contar na demora para estacionar um veículo e o preço dos parques de estacionamento.

6 – Para entrar no metrô a regra da boa convivência diz que devemos esperar todo mundo que vai sair primeiro e só então é que podemos entrar. Gentileza gera gentileza.

7 – Na escada rolante quem vai ficar parado fica do lado direito para que quem estiver mais apressado possa andar mais rápido, subindo as escadas pelo lado esquerdo.

8 – A vida noturna em Estocolmo começa cedo, geralmente entre 17h e 18h, quando os suecos saem do trabalho e vão para os bares.

Gamla Stan, a parte histórica da cidade.

Gamla Stan, a parte histórica da cidade.

9 – A venda de bebidas alcoólicas é exclusiva das lojas estatais chamadas Systembolaget  e no ato da compra é necessário apresentar um documento de identidade, independente de se você tiver 21 ou 50 anos. Na Suécia, lei é lei! Estas lojas também possuem um horário diferenciado, tanto no verão como inverno e nos finais de semana.  Acho que esse é o motivo pelo qual os suecos são tão organizados.

Motivos para você também amar Estocolmo:

1 – Wi-fi grátis em todos os lugares

Sei que essa afirmação vai logo causar polêmica, por estar em primeiro lugar. Mas  nesse mundo, em que estamos cada vez mais conectados, visitar uma cidade em que até o ônibus (do aeroporto para o centro) tem wi-fi grátis é um alívio, concordam? Cafés, museus e até supermercados estão na lista de lugares em que você pode se conectar for free!

Skansen Museet.

Skansen Museet.

2 – O transporte público funciona

Em Estocolmo você vai a qualquer canto utilizando o sistema público de transporte, e a qualquer hora. Tem metrô, Tram, ferry, ônibus, trem. E pode marcar no relógio, pois na Capital da Suécia a pontualidade é invejável. Você vai chegar ao seu destino de forma rápida, mesmo nos fins de semana e feriados. O transporte público também funciona durante a noite e é seguro

3 – É uma das únicas cidades que você pode sobrevoar de balão

No verão, Estocolmo fica linda naturalmente, mas um charme a mais vem do alto. Basta olhar para cima e se encantar com os balões sobrevoando a cidade. É incrível!

4 – Você pode fazer piquenique e até churrasco nos parques

Estocolmo tem uma área verde incrível e parques para todos os lados. Ótimo para fazer uma pausa entre um passeio e outro e se deliciar com um piquenique ou até mesmo um churrasco. Além disso, no verão tem vários eventos ao ar livre: shows, festivais, sessões de cinema. No verão, por ser superquente (por super quente entende-se no máximo 30 graus), o prefeito da cidade resolveu criar praias artificiais próximas ao lagos da cidade. Tem areia, palmeira e tudo!

Gamla Stan, a parte histórica da cidade.

Gamla Stan, a parte histórica da cidade.

5 – Tem estação de esqui na cidade

Não é preciso procurar Alpes ou montanhas afastadas da cidade para esquiar. Em Estocolmo existe o Hammbarbybacken ski resort. Pegue o metrô da linha verde e desça na estação Hammarbyhöjden, e a alguns minutos do centro da cidade você já vai poder se aventurar nesse esporte de inverno tão queridinho dos viajantes!

6 – É possível patinar nos lagos congelados

Patinar no gelo em lagos congelado, ou mesmo na pista artificial, que é montada todos os anos no Kungsträdgården é algo popular entre os suecos.

7 – Dá para fazer passeios de barco

Estocolmo está localizada em um arquipélago formado por 14 ilhas. Passear de barco é praticamente obrigatório. A paisagem natural e a arquitetura da cidade ficam ainda mais charmosas vistas da água. E tanto faz se for por navios de cruzeiros, tour de barco ou mesmo uma voltinha de ferry, o que vale é se aventurar no Mar Báltico ou nos lagos.

Vasa Museet.

Vasa Museet.

8 – Passear pelas ruas de Estocolmo e se sentir na Era Medieval

Gamla Stan, que em sueco significa Cidade Velha, é o centro histórico de Estocolmo. O lugar é rico em arquitetura, sendo considerada a mais bem preservada cidade medieval da atualidade. É por ali que estão localizados o Palácio Real e o famoso Museu Nobel. Além disso, tem restaurantes e cafés muito deliciosos e várias lojas boas de artesanato, moda e decoração típicas da Escandinávia.

9 – Tem “Fika” todos os dias

Queria dar um beijo em quem inventou o “FIKA”. Àquela hora do dia, sagrada na Suécia, em que você toma um café acompanhado de um bulle (tipo de pão doce sueco). Momento que você se reúne com os amigos, colegas de trabalho, ou da escola, faz aquele bate-papo com cafeína e um doce para animar a vida! Pessoal, Fika deveria se tornar uma lei internacional!

A gastronomia sueca é baseada em pratos de peixe.

A gastronomia sueca é baseada em pratos de peixe.

Imagina uma cidade “cute” construída sobre um arquipélago conectado por muitas pontes. Pelas ruas, um povo bastante alegre e hospitaleiro aproveitando ao máximo os poucos dias do ano em que podem desfrutar do verão. Muita água, muito verde, muitos barcos, muitos museus e uma arquitetura caprichada, quase cenográfica. Assim é Estocolmo, a capital da Suécia. Mais charmosa impossível. Um sonho de cidade que, além disso tudo, ainda é limpíssima e muito segura.

Estocolmo é tão linda que encanta viajantes mesmo antes de visitarem a cidade. Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas dizendo que estão super animadas com o lugar só de verem as fotos e nossas dicas durante a preparação da viagem.

Tvarbanan (tram).

Tvarbanan (tram).

Informações aos viajantes:
Idioma: Sueco é a língua oficial, mas alemão e inglês são amplamente dominados
Moeda: Coroa Sueca
Como ligar para o Brasil: 020-799-055
Visto: Não precisa de visto para brasileiros a turismo
Saúde: Não é obrigado entrar no País com seguro saúde, mas indico em toda e qualquer viagem sempre ter seu seguro saúde/viagem, pois lhe poupará de dores de cabeça caso precise de assistência
Hora Local: (+-5 horas à frente do Brasil)
Voltagem: Em geral, as tomadas são de 220 volts
Vacinas: Não é exigida nenhuma vacina para brasileiros que pretendem visitar a Suécia

Embaixada Oficial da Suécia no Brasil:
SES, Avenida das Nações, Qd 807, Lt 29
Brasília – DF
Brasil
Tel.: +55 (61) 3442-5200
Fax: +55 (61) 3443-1187
E-mail: ambassaden.brasilia@gov.se

Canal exclusivo para dúvidas/informações em geral sobre o país.

*Todas essas informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

viagem-com-estilo-a-estocolmo-oestilo16

Ficou com vontade de visitar Estocolmo? Não perca mais tempo, pois tenho certeza que você irá adorar. Procure o quanto antes seu agente de viagens e agende umas férias nessa cidade maravilhosa!

 

(Fotos: Reprodução)