Viagem com Estilo a Lyon

Viagem com Estilo a Lyon

Um lugar com um ar encantador que realmente te faz se sentir bem, localizada ao sudeste da França, foi expandida a partir dos encontros dos rios Ródano e Saône, Lyon, quando ainda era conhecida como Lugdunum, foi a capital da Gália durante o Império Romano. A influência que exerceu naquele período se perpetuou e posteriormente a cidade se transformou em um importante centro comercial, especializando-se em produtos como seda a partir do século 18.

Até hoje, a terceira maior cidade francesa (atrás de Paris e Marselha) é a capital mundial do tecido, o que explica a presença tanto de antigos ateliês quanto de algumas das grifes mais badaladas em seu centro.

Vieux Lyon.

Vieux Lyon.

Embora tenha mais de 2 mil anos de história, Lyon não vive só do passado. Em seu complexo urbano se destacam os edifícios medievais do centro antigo (Vieux Lyon), mas também há espaço para um bairro como Part-Dieu, um dos maiores e mais ativos polos econômicos da França. Em Lyon vive o chef-celebridade Paul Bocuse, cujo restaurante L’Auberge du Pont de Collonges, com três estrelas Michelin, fica 4 quilômetros ao norte. Por essas e por outras, a região é considerada o principal centro gastronômico francês.

Lyon.

Lyon.

Quem chega em Lyon por avião desembarca no aeroporto Saint-Exupéry, que fica a 25 km a leste da cidade e recebe voos da EasyJet e AirFrance. A cidade é servida pela SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français é uma das principais empresas públicas francesas) e a viagem com TGV leva duas horas para Paris e cerca de uma hora e meia para Marselha. Lyon é uma importante porta de entrada para o sudeste francês e suas excelentes rodovias a conectam com o Mediterrâneo, os Alpes, Suíça e Itália.

L'Ourson qui Boit.

L’Ourson qui Boit.

Os restaurantes de Lyon são de deixar qualquer um com água na boca, seguem algumas dicas que achei interessante em relação à gastronomia e valores adequados. #dicasdovictor

L’Ourson qui Boit – À margem da Croix Rousse, o chef japonês Akira Nishigaki coloca sua própria rotação esplêndida na cozinha francesa, com abundância de legumes frescos de origem local e aromas irresistíveis. O menu em constante mudança possui duas entradas diárias e dois pratos principais e é complementado por bons vinhos, serviço atencioso e sobremesas deliciosas. Vale a pena reservar com antecedência.

Le Musée.

Le Musée.

Le Musée – Instalado nos estábulos do Lyon ex- Hotel de Ville, este Bouchon delicioso serve um esplêndido conjunto de carne. O cardápio muda diariamente e apresenta 10 aperitivos e 10 pratos principais, além de cinco sobremesas deliciosas, tudo servido em belos pratos de porcelana em longas mesas de estilo familiar.

Depois do jantar, o proprietário Gregário oferece passeios de história que caracterizam o Traboule para trás.

Agora vamos passear um pouco por essa cidadezinha charmosa da França que conta com uma grande variedade de excelentes passeios através da Vieux Lyon e Croix Rousse.

Le Musée.

Le Musée.

Esses passeios podem ser com guias que falam Inglês ou até mesmo em português, além de tours de várias atrações da cidade, incluindo o novo bairro Confluence. Eu particularmente só ando pela Franca com meu amigo Osimar Pinheiro, um verdadeiro expert em todo o país. Depois falarei um pouco mais de cada cantinho da França em colunas posteriores.

Meu amigo Osimar Pinheiro, guia brasileiro que conhece toda a França.

Meu amigo Osimar Pinheiro, guia brasileiro que conhece toda a França.

Explore o Património Mundial da UNESCO de Lyon em um hop-on hop-off tour. Uma ótima opção é passear no seu próprio ritmo a bordo de um open-top, ônibus de dois andares. Você pode entrar e sair quantas vezes quiser em qualquer uma das 12 paradas ao longo do percurso para ver as principais atrações de Lyon, incluindo a Basílica de Notre Dame de Fourvière, a Place Bellecour, a Catedral de Saint Jean Baptiste, Old Lyon ou um dos vários parques urbanos na cidade.

Musée des Beaux Arts.

Musée des Beaux Arts.

Com a escolha de um bilhete de um ou dois dias e a flexibilidade para criar o seu próprio itinerário, este hop-on hop-off tour é a melhor maneira de ver os pontos turísticos mais populares de Lyon.

Comece o seu hop-on hop-off tour através na Place Bellecour, a Catedral Lyon ( Cathédrale Saint-Jean Baptiste) ou qualquer um das outras 12 paradas no percurso. A duração completa do tour sem paradas leva cerca de 1,3 horas.

Place Bellecour.

Place Bellecour.

Passe algum tempo na famosa Place Bellecour, o ponto de partida para o festival de luzes anual (que acontece em dezembro) e abriga uma estátua de Louis XIV, conhecido como o Rei Sol. Visite a Basílica de Notre Dame de Fourvière, que foi construída no alto dos telhados de Lyon e dispõe de uma vista indescritível e panorâmica da cidade. Ou desça na Mur Peint para admirar impressionantes afrescos pintados em várias fachadas de casas.

O hop-on hop-off também faz paradas em belos museus, incluindo o Museu de Belas Artes (Musée des Beaux Arts), Old Lyon (Vieux Lyon), com seus prédios antigos da Renascença, e Rue de la République, principal rua comercial de Lyon.

Lyon City Boat Hermes.

Lyon City Boat Hermes.

Na Les Puces Du Canal, que lembra um pouco a feira em São Paulo da Praça Benedito Calixto, você pode andar as margens do canal, que abriga mais de 400 expositores espalhados ao longo do caminho. No subúrbio de Villeurbanne, o segundo maior mercado de pulgas da França é um lugar divertido para navegar, especialmente para antiguidades e móveis. Domingo é o dia mais lotado. Para chegar lá do centro de Lyon, pegue a linha de metro A leste até à parada de Laurent Bonnevay, em seguida, pegue o ônibus 7 norte e saia em Le Roulet. Como alternativa, de segunda-feira a sábado, captura de metro para Charpennes, em seguida, trocar para o ônibus 37 a Le Roulet.

Les Puces Du Canal.

Les Puces Du Canal.

A França é um país completamente encantador, quanto mais eu vou mais eu fico com vontade de voltar. Suas cidadezinhas com particularidades e curiosidades lhe fazem se sentir em casa, algo como voltar ao passado e vivenciar “novamente” tudo o que eu tenho certeza que vivi em uma vida passada. É por isso que sou completamente encantado pela França e aqui irei compartilhar um pouco mais de minhas experiências e fazer cada um de vocês viajarem em minhas palavras e se imaginarem visitando um pouquinho de cada lugar que a França tem a lhes mostrar.

Rue de la République.

Rue de la République.

Informações aos viajantes:

Idioma: Francês
Moeda: Euro
Como ligar para o Brasil: 0800.99.00.55
Visto: Não precisa de visto para brasileiros
Saúde: Obrigatório viajar com uma assistência de saúde/viagem devido o Tratado de Schengen (Cobertura mínima de €30.000,00)
Hora Local: (03 horas à frente do Brasil)
Voltagem: Em geral, as tomadas são de 220 volts, com entrada de dois pinos grossos e um pino mais fino
Vacinas: Não é exigida nenhuma vacina para brasileiros que pretendem visitar a França

Estação de Lyon.

Estação de Lyon.

Embaixada Oficial da França Brasil:
SES, Qd. 801, lote 4, Brasília (DF)
61 3222-3999
http://www.ambafrance-br.org

rodape-pareciros-atuais

*Todas essas informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

 

(Fotos: Reprodução / Víctor Costa)