Viagem com Estilo para Halifax

Viagem com Estilo para Halifax

Em minha última viagem, visitei um destino muito lindo no Canadá, a cidade de Halifax. Como fui de navio, precisei de visto canadense, mesmo que para passar um dia apenas, mas como meu passaporte só vence em 2026, acabei no lucro pelo visto ser de múltiplas entradas e vencer juntamente com o passaporte.

Apesar de belíssima, essa ilha não é de fácil acesso, mas vale a pena conhecê-la. Creio que tais colocações iniciais resumem bem a visita a essa cidade encantadora, Halifax, capital da província canadense da Nova Escócia.

viagem-com-estilo-para-halifax-OESTILO4

Acabei indo lá por uma parada de cruzeiro feito recentemente ao Canadá saindo de Nova York. E como valeu a pena. Em minha cabeça, Halifax sempre esteve associada ao Titanic, pois a cidade foi o porto de partida, em 1912, das buscas na época do maior acidente marítimo da história até então.

Muitos não sabem, mas quando o Titanic se chocou contra um iceberg, em 15 de abril de 1912, o porto mais perto do acidente era o de Halifax. Dois dias depois, o navio Mackay-Bennett saiu da cidade em busca dos corpos das vítimas. Após cinco dias, foram encontrados 306 corpos, dos quais 116 foram sepultadas no mar. Os demais foram levados para a capital da Nova Escócia, sepultados em cemitérios de Halifax.

Barco Infantil.

Barco Infantil.

Andei bastante pela Halifax Waterfront Boardwalk que fica à beira do mar, em frente da Georges Island, e que é imperdível durante o dia ou à noite – lojas, bistrôs, restaurantes maravilhosos, mercados de produtores locais, navios históricos. Em suma, um local com um ambiance sem igual – vale cada segundo que se passa por lá. Pode-se alugar bicicletas, locar barcos, ou simplesmente apreciar a broardwalk andando.

Halifax Waterfront Boardwalk.

Halifax Waterfront Boardwalk.

Depois de conhecer o local, fui a um restaurante, estilo “Food truck“ só que em containers, um lugar descolado e com uma comida maravilhosa, comi uma lagosta com batatas assadas e um refresco de tangerina muito bom, fico com agua na boca só de lembrar…

Beer Garden.

Beer Garden.

Lagosta com batatas.

Lagosta com batatas.

Stubborn goat beer Garden.

Stubborn goat beer Garden.

Indico visita ao Fairview Lawn Cemetery, local que possui o maior número de vítimas enterradas do naufrágio. Para saber mais sobre a história, o visitante da cidade tem que conhecer o Museu Marítimo do Atlântico, que reúne uma série de objetos do Titanic e dos seus passageiros. É bem marcante ver tudo isso de perto, pois há até mesmo calçados de crianças. Entre outros objetos, também foram encontradas espreguiçadeiras, móveis, botões e grande quantidade de documentos.

Aluguel de bicicletas.

Aluguel de bicicletas.

Perto da cidade recomendo ida a Peggy’s Cove, pequena cidade banhada pelo Oceano Atlântico, pela Baía de Fundy e pelo Golfo do Saint Lawrence, onde se destaca o farol mais fotografado e famoso de todo Canadá.

Baía de Fundy e Golfo do Saint Lawrence light.

Baía de Fundy e Golfo do Saint Lawrence light.

O pouco tempo que passei foi bem proveitoso, me encantei por essa cidade tão aconchegante e acolhedora.

Informações aos viajantes:

Idioma: Inglês.
Moeda: Dólar canadense.
Como ligar para o Brasil:  1 800 463 66 56
Visto: Não precisa de visto para brasileiros que já tenham tido o visto canadense nos últimos dez anos ou que possuam visto americano válido, para estes casos específicos basta preencher a eTA. Para todo brasileiro que vai para o Canadá por via terrestre ou marítima e não se enquadra nos casos já mencionados é obrigatório o visto canadense.
Saúde: Não é obrigado, porém indico nunca viajar sem um seguro viagem/saúde.
Hora Local: no momento (-2h) de Brasília (podendo variar em uma hora a menos).
Voltagem: 110V e as tomadas, na maioria, são com dois pinos retos e um arredondado.
Vacinas: Não é exigida nenhuma vacina para brasileiros que pretendem visitar o Canadá, mas indico sempre viajar com a de Febre Amarela com antecedência mínima de 10 dias do embarque e portar o cartão internacional da Anvisa.

Embaixada do Canadá no Brasil:
Endereço: SES – Quadra 803, Setor de Embaixadas Sul
Asa Sul, Brasília – DF, 70.410-900
Telefone: (61) 3424.5400

Peça a seu agente de viagens para programar uma viagem a Halifax em suas próximas férias, tenho certeza que não irá se arrepender.

Pareciros ATUAIS curto

*Todas essas informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

 

(Fotos: Víctor Costa)