Walter Rodrigues fala sobre as tendências apresentadas no Inspiramais 2019_II

Walter Rodrigues fala sobre as tendências apresentadas no Inspiramais 2019_II

A equipe do Portal OESTILO esteve presente no Inspiramais 2019_II, que aconteceu nos dias 17 e 18 de julho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo e conferiu de pertinho todas as tendências que iremos ver nos próximos semestres.

Aliás, essa foi a grande novidade apresentada nesta edição do evento, o anúncio da não nomenclatura de estações, que deixa de denominar Inverno e Verão e utiliza o ano seguido dos algarismos I e II, conforme época do ano.

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Logo no início do evento, fizemos uma visita pelas instalações do Inspiramais 2019_II sendo guiados por Walter Rodrigues, em um momento em que ele nos apresentou várias tendências, entre componentes, tecidos, estampas, sintéticos, couros, enfeites, aviamentos e outros diversos itens, para 2019 II e 2020 I.

Walter explicou que era muito importante modificar a nomenclatura do evento pelo fato de o Inspiramais ser onde a moda começa. “Estamos projetando a moda do futuro e por isso enxergamos que não precisamos mais colocar carimbo, ainda mais em um país no qual temos todas as estações o ano inteiro. Teremos uma moda muito mais conectada com uma percepção maior de que o produto vai permanecer por mais tempo nas coleções de marcas que produzem insumos de moda”.

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Esta edição do Inspiramais teve como tema “Alquimia”, que também foi explicado por Walter Rodrigues após um questionamento feito por ele mesmo: “O que é necessário para a moda hoje? Para nós é chegar à perfeita alquimia, construir o novo, o encantamento, que eu acho que produtos só são bons quando eles têm um encantamento. Ninguém quer mais um sapato, ninguém quer mais uma jaqueta, nós queremos O sapato, A jaqueta. Na verdade, a matéria tem que ser espetacular. E sem nunca esquecer que moda é negócio. Pra mim, 50% é cálculo e 50% é emoção”.

“A modelagem não está sendo modificada, o que se modifica, na realidade, é a matéria. E a matéria entra nesse processo de Alquimia”, prossegue Walter.

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Walter Rodrigues lembrou ainda que a moda sempre tem seu passado revisitado. “É como se tivéssemos uma saudade eterna. A moda estará sempre conectada com alguém que não experimentou. Então, a geração Millennial, por exemplo, eles não tiveram a chance de experimentar alguma coisa dos anos 70, mas pode ser que o tio mais bacana de um deles tenha, possua umas fotos incríveis dos anos 70 e esse cara queira imitar. A gente tem que lembrar que moda é ‘parecer com’, então eu posso olhar para um passado, posso olhar para o futuro, para parecer aquilo que eu quero ser, já que eu sou dono da minha individualidade como consumidor”, comenta ele, que afirma ainda que a moda se democratizou de uma forma muito forte.

O Salão buscou inspirações nos anos 80 e 90, com os blocos de cores vermelho total look, amarelo, os azuis, principalmente o clean, double face, uma prova de que a moda sempre está sendo revisitada. As cartelas de cores são bem impactantes, pois estão ligadas a terra, ao por do sol, além de serem baseadas na metodologia da Pirâmide de Desenvolvimento de Produto.

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Os revestimentos nos calçados, principalmente nos esportivos, passam por um processo de proporção gigante, principalmente no solado. “O tênis Triple, com uma sola tripla, é o novo chuchu dessa temporada. Essa construção das três solas faz uma alusão da questão do volume, que ganha uma projeção incrível”, comenta Walter Rodrigues sobre uma peça apontada como aposta da temporada.

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Tênis Balenciaga Triple (Foto: Reprodução / FFW)

As construções do bordado, que aparecem em muitas estampas que lembram bordados folclóricos tradicionais, ganham aplicação do dourado sobre o material.

O estilista Walter Rodrigues, que hoje é coordenador do núcleo de Design da Assintecal, empresa responsável pelo evento, também falou sobre a importância da leveza e sua presença na Pirâmide de Desenvolvimento de Produto, onde 10% é criação autoral, 30% é processo e o 60% tem que ter. “Começamos a trabalhar a ideia da leveza em 2016. Nós entendemos que leveza é uma palavra muito importante para este ano. Leveza para passar por esse ano turbulento. Leveza para se sustentar diante de todas as incertezas que temos. Então, a partir da pesquisa, em março de 2017, a leveza entrou nas empresas. Ela foi 10% em julho de 2017. Depois 30% em janeiro de 2018. E hoje falamos da leveza com 60%”, explicou ele.

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“Quando pensamos em como a leveza seria usada, como as matérias iriam refletir tudo isso, nós pensamos na força do gravitacional. A ideia da suspensão, da levitação, foi muito forte na nossa pesquisa. Hoje será muito fácil encontrar peças com transparências. Temos uma explosão de materiais transparentes no mercado: saltos de acrílico, tules, plásticos. Os micros pontos estão por todo lado, nas estampas, nas campanhas publicitárias, na proporção de objetos”, complementa Walter.

Ainda segundo Walter Rodrigues, as sobreposições de cores e transparências irão prevalecer, além da fluidez, dos tecidos leves, drapeados, das formas sinuosas e das matérias fluidas.

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O Inspiramais é o único Salão de Design e Inovação de materiais da América Latina e é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil.

*A equipe do Portal OESTILO esteve presente no Inspiramais a convite da Assintecal e da Agência Cápsula.

*Colaboração: Andrezza Oestreicher

 

(Fotos: Divulgação)